Uma das coisas que mais amamos na vida nômade é poder experimentar como é ser um morador de diferentes cidades. Viver a rotina simples, fazer compras no mercado, descobrir o café do bairro preferido, visitar as feirinhas que só acontecem nos finais de semanas. É um verdadeiro test-drive da vida real que expande nossos horizontes e que nos ajuda cada vez mais a nos conhecermos a nós mesmos. Qual tipo de cidade a gente se identifica mais? O que a gente valoriza em um lugar para morar?
Cape Town foi um lugar muito especial que nos trouxe muitos insights durante os 40 dias que foi nossa casa.
Foto: Registro que fizemos das montanhas 12 apóstolos em Camps Bay, Cape Town
Tem planos de conhecer a África do Sul? Aqui compartilhamos um guia completo de Cape Town com experiências incríveis que essa cidade cheia de vida pode te proporcionar!
ONDE SE HOSPEDAR EM CAPE TOWN?
Cape Town é uma cidade grande, para conhecer tudo que ela tem para oferecer vai ser preciso se deslocar bastante. Por outro lado, se hospedando em uma região legal, você consegue caminhar, aproveitar a orla para fazer exercício, ir ao mercado, cafés e restaurantes a pé, que foi exatamente o que a gente fez!
Foto: Terraça do apartamento que moramos em Cape Town
Nós alugamos um apartamento no Airbnb na região de Waterkant. Fizemos bastante coisa a pé de lá: visitamos o V&A Waterfront, Bo-kaap, Green Point, Company’s garden, District Six. Foi um lugar que gostamos muito e tinha supermercado, bares e restaurantes ao redor. O aluguel de um mês saiu ao redor de 1.000 USD com tudo incluído em 2023. O prédio era novo, o apartamento era bem equipado, tinha tudo que precisávamos e nossa estadia foi bem confortável.
Foto: Apartamento que vivemos por 40 dias no bairro de Waterkant em Cape Town
Fora ele, também recomendamos se hospedar em Green Point, Sea Point e Camps Bay. O centro de Cape Town é um lugar interessante para fazer um walking tour e conhecer sua história, mas não recomendaria se hospedar por lá. Foi a região que vimos mais pessoas em situação de rua, infelizmente é um problema que a cidade enfrenta e que se agravou depois da pandemia.
QUAL É A MELHOR FORMA DE TRANSPORTE?
Não há metrô em Cape Town e as linhas convencionais de ônibus são lentas e não muito interessantes para visitar os lugares turísticos. Dito isso, os meios de transporte que usamos e recomendamos são:
- Uber. Funciona muito bem e com preços bastante competitivos na cidade. Usamos muito o app por lá, inclusive para sair do aeroporto e ir até nosso Airbnb.
- Ônibus turístico hop-on hop-off. Eles possuem 2 linhas, a vermelha e a azul, e comprando o passe você tem direito e fazer as 2 linhas, quantas vezes quiser dentro do prazo do ticket.
- Carro alugado. Se dirigir na mão inglesa não te deixa apavorado, essa é uma ótima opção para explorar as atrações mais afastadas de Cape Town. Tem bastante coisa interessante nos arredores e o carro vai te permitir aproveitar com flexibilidade.
Foto: Passeio com o ônibus turístico hop-on hop-off em Cape Town
Para conhecer a cidade primeiro, a gente recomenda pegar 1 ou 2 dias de ônibus turístico. Dessa forma você não se incomoda em estacionar o carro. Depois de conhecer tudo por ali, alugar um carro é a melhor opção para visitar as atrações mais afastadas.
QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR?
Depende do seu objetivo. Se você vai combinar sua passagem por Cape Town com algum Safari na região, seja no Kruger National Park na África do Sul, ou na vizinha Namíbia, a melhor época é normalmente o período de inverno.
Por outro lado, Cape Town é uma cidade de praias lindas, muita trilha e passeios ao ar livre. O verão é a época mais recomendada para fazer esse tipo de atividade, e claro, a mais cheia. Para escapar dos extremos, as estações intermediárias podem ser uma boa opção: de setembro a dezembro (primavera) ou de março a abril (outono).
Foto: Léo no mirante The Rock em Agosto. Um dia lindo de inverno!
Nós chegamos em Cape Town em Agosto, pleno inverno. Tivemos vários dias de chuva e tempo fechado, o que para nós não foi um problema, pois sabíamos que ficaríamos na cidade por cerca de 40 dias e poderíamos esperar os dias de sol mais favoráveis para fazer trilhas, caminhar no centro e ir conhecendo a cidade aos poucos. Nos dias de chuva, aproveitamos para trabalhar em casa. Quando alugamos um carro para explorar os arredores e seguir viagem já era setembro, e pegamos dias lindos viajando de carro.
Acabamos não tendo a experiência de praia, pois estava muito frio em Agosto para mergulhar no mar, mas ficou assim um motivo pra gente voltar para Cape Town no futuro e conhecer o verão agitado da cidade.
O QUE FAZER EM CAPE TOWN?
Aqui compartilhamos experiências que você pode viver em Cape Town. Dependendo de onde se hospedar, você consegue fazer caminhando, pedindo Uber ou com o Ônibus hop-on hop-off:
Visitar a Table Mountain
Você sabia que a Table Mountain é considerada uma das 7 maravilhas do mundo natural? Realmente é uma montanha muito imponente e que se vê de muitos pontos da cidade. Quando for visitar, não deixe de verificar a previsão do tempo antes e, se possível, faça a visita pela manhã, que costuma ter menos nuvens.
Foto: Ale esperando as nuvens darem uma brecha na Table Mountain
Quando nós chegamos na base da montanha para pegar o bondinho, o clima estava aberto e sem nuvens. Depois de 1:30 na fila do bondinho, quando chegou nossa vez de subir, o tempo estava completamente encoberto. Acontece, né…
Fazer a trilha do Lions Head
No dia que subimos a Lions Head, aconteceu uma história parecida. Começamos bem, tempo aberto, e rapidamente nuvens foram encobrindo a montanha e uma chuva leve começou. Decidimos abortar a subida até o cume, mas chegamos na base da subida final. Ali já era bem alto e a vista (quando dava trégua) era maravilhosa.
Foto: Léo fotografando a paisagem da trilha de Lions Head
É importante dizer que, para quem tem medo de altura, não recomendo a subida do Lions Head. A parte final da subida pode ser muito assustadora, com muitas pedras irregulares e caminhos estreitos.
Subir no Signal Hill
O Signal Hill é um queridinho para assistir ao pôr do sol, mas pode ser gostoso passar por lá a qualquer hora do dia. Inclusive, de segunda à sábado 12h em ponto existe uma tradição do canhão do meio-dia (Noon Gun). O canhão é disparado lá do Signal Hill, de uma instalação da marinha. Lá do nosso apartamento do Waterkant era possível escutar o canhão, imagina acompanhar de perto? Não fomos, mas se você tiver a oportunidade dê uma passadinha.
Caminhar pelo V&A Waterfront
Um complexo que engloba diversos restaurantes, lojas e supermercado dentro do shopping, marina com saída para tours de barco, ponto de início do ônibus turístico hop-on hop-off, ponto de embarque para o tour de Robben Island – ilha onde Nelson Mandela esteve preso por 18 anos, apresentações culturais e vistas lindas da cidade.
Aos finais de semana é praticamente certo que você vai se deparar com apresentações do coral. São diferentes grupos que cantam e dançam de uma forma que te deixa arrepiado. Lindo demais!
Foto: Registro que fizemos de uma das apresentações
Conhecer o bairro de Bo-Kaap
O tradicional bairro cape malay, o bairro residencial mais antigo da Cidade do Cabo. Conhecido pelas suas colinas e casas coloridas, é um lugar de muita bagagem cultural e gastronômica. Recomendamos fazer um walking tour guiado por ali para conhecer mais profundamente a história e provar algumas comidas locais. Ali também fica a casa de uma cozinheira que apareceu na série Somebody feed Phil. Ela se tornou uma atração à parte e é possível provar seus quitutes, como nós fizemos, passando por lá. 😉
Foto: Ale em Bo-Kaap
Fazer um walking tour no Centro histórico
Fazer um walking tour guiado pelo centro de Cape Town é muito importante para realmente entender a história e as marcas que o apartheid deixou na sociedade até hoje. Se você tiver tempo disponível, faça todos os tours que estiverem disponíveis. Alguns são focados no apartheid e outros em outras partes da história, mas todos se complementam e vão te dar uma visão mais profunda da complexa história de Cape Town.
Foto: Street Art pelas ruas do District 6 em Cape Town
Comer nos Food Markets
Nossos programas preferidos aos finais de semana, enquanto estivemos em Cape Town, era visitar os Food Markets da cidade. Faça chuva ou faça sol, eles abriam! O mais popular é o The Old Biscuit Mill Market, que adoramos! Lá sempre tem música ao vivo, muitas opções de comidas de vários lugares diferentes do mundo e também uma feira de artesanatos. Facilmente é possível passar uma tarde de sábado inteira por lá. Mas, ele não é o único!
Foto: Almoçando no Oranjezicht Market
Outro Food Market que amamos foi o Oranjezicht City Farm Market, que fica bem perto do V&A Waterfront. Era perto do nosso apartamento, então íamos todo final de semana a pé almoçar por lá. Um programa delicioso!
Passear por Camps Bay
Um bairro com uma praia linda em frente e muitos bares e restaurantes na beira-mar, que te convidam a fazer uma pausa e curtir o momento. É muito gostoso passar o fim de tarde por ali, sem contar da vista das montanhas e da praia. Camps Bay é lindo!
Foto: Caminhando pela praia de Camps Bay
Comer Fish & Chips no Hout Bay
Um pouco mais afastado, em Hout Bay acontece um Fish Market. Muitos barcos de pesca saem da região e alguns de passeio também, levando turistas para avistar leões marinhos, mas na verdade nem precisa pegar um barco para ver eles, existem muitos vivendo ali no píer. Foi ali mesmo, na Marinas Wharf que comemos um fish and chips maravilhosooooo! Se você passar por lá, não deixe de provar.
Foto: Leão marinho em Hout Bay
O hop-on e hop-off tem uma parada lá, o que é perfeito para você descer e caminhar pela região, que não é muito grande.
Beber vinho na Groot Constantia
Groot Constantia é um patrimônio histórico da África do Sul, foi a primeira vinícola da região e Napoleão Bonaparte era um cliente que amava esses vinhos, dá para acreditar? Fizemos um wine tasting muito bom por aqui e a vinícola é muito bonita e agradável para caminhar. Um passeio gostoso que também faz parte das paradas do hop-on hop-off
Foto: Ale na vinícola Groot Constantia
Você quer viajar para África do Sul?
Nós criamos pacotes personalizados e fazemos consultoria de viagem.
Entre em contato com a gente pelo botão do whatsapp aqui no site, ou por email: [email protected] 🙂
Com carinho,
Ale & Leo