Desde que começamos a viajar de carro pelo mundo, lá em 2019, cruzamos alguns caminhões overland pela estrada e ficamos bem curiosos para saber como seria viajar com um deles. Corta a cena para 4 anos depois, em 2023 surgiu a oportunidade de vivermos essa experiência e fomos nessa!
Foto: No Zimbabwe prestes a começar nossa jornada com o caminhão
COMO É VIAJAR COM UM CAMINHÃO OVERLAND?
Antes de mais nada, é importante dizer que atualmente existem diversas empresas vendendo esse tipo de experiência, porém são sempre viagens em grupo. Até hoje não vimos em nenhum lugar a possibilidade de alugar um caminhão para fazer uma viagem solo. Na África esse tipo de tour em grupo se tornou mais popular nos últimos anos, e o que mais nos chama atenção nisso é a possibilidade de conhecer os países sob uma outra perspectiva, percorrer o interior, passar por pequenos vilarejos e ser auto suficiente sempre – acampando e cozinhando todas as refeições em grupo, no caminhão.
Para quem nunca acampou antes e nem fez longas viagens de carro, o ritmo de um tour desses é bastante pesado. Claro que vai depender do roteiro que você escolher fazer, mas o que nós fizemos – de Victoria Falls, no Zimbabwe até Nairóbi, no Quênia – foi uma viagem bastante cansativa, mas com certeza recompensadora.
O caminhão é preparado com quase tudo que você precisa para a viagem: a empresa fornece as barracas de acampar e o colchão que você coloca dentro da barraca para dormir. O caminhão tem um filtro de água para você poder abastecer sua garrafinha sempre, assim como uma geladeira onde eles armazenam a comida que comprar para fazer as refeições do grupo. Os guias são responsáveis por cozinhar as refeições, mas todos são bem-vindos para ajudar sempre no preparo e também na limpeza depois.
Você precisa levar um saco de dormir ou um cobertor para usar na barraca, além de sua bagagem, que é limitada em 1 peça por pessoa que caiba dentro do locker do caminhão.
COMO É A ROTINA VIAJANDO NO CAMINHÃO?
Os dias começam cedo, quase sempre antes do sol nascer. Cada um é responsável por desmontar sua barraca e guardar no compartimento adequado dentro do caminhão. O café da manhã é servido em formato de buffet e todos podem servir de maneira livre. Ao final cada um lava sua louça e ajuda a desmontar a mesa para o grupo seguir viagem.
Foto: Dia amanhecendo no nosso acampamento na Zâmbia
Todos se acomodam em seus assentos do dia e a viagem começa. No nosso grupo, os guias sugeriram uma rotação de assentos e todos toparam. Dessa forma todos tiveram a possibilidade de sentar na frente e atrás, ninguém ficou monopolizando o mesmo assento a viagem inteira. Se a distância for longa, fazemos uma parada no meio do caminho para almoçar. Se chegarmos cedo no destino do dia, o almoço é preparado já no camping do dia.
Foto: Almoço em grupo na beira da estrada, preparada com a cozinha adaptada do caminhão
Ao longo do trajeto fazemos paradas para uso do banheiro, para compras e pontos de interesse. Os guias vão explicando sobre os lugares por onde estamos passando e sobre a cultura local. Quando chegamos no destino final do dia, cada um é responsável por buscar sua barraca e montar. O jantar é preparado pelos guias.
Foto: Galera do tour reunida depois do jantar ao redor da fogueira
Nos dias em que era possível, os guias preparavam o que eles chamavam de “African TV” – uma fogueira! Pois é, ao redor da fogueira todos sentavam e conversavam sobre os mais diversos assuntos. Os guias também aproveitavam esse momento do dia para compartilhar informações e histórias da cultura deles.
ROTEIRO QUE FIZEMOS
Foto: Roteiro que percorremos de caminhão pela África em 2023
O roteiro do caminhão passou pelos seguintes países: Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Tanzânia e Quênia.
Nosso ponto de partida nesse tour foi a cidade de Victoria Falls, no Zimbabwe, e o ponto de chegada foi a cidade de Nairóbi, no Quênia.
O tour incluiu uma série de atrações, como os tickets para o Serengeti, o ferry para a ilha de Zanzibar, safári na Zâmbia e visita guiada em uma comunidade no Malawi. Outros passeios foram opcionais e pudemos decidir na hora se queríamos pagar e participar, ou ficar no camping fazendo outra atividade.
VALEU A PENA?
Viajar de caminhão overland pela África foi uma experiência bem marcante. É uma viagem cara, porque de qualquer forma, viajar pela África é caro. Mas ao mesmo tempo é uma viagem que você vai despreocupado – não precisa planejar o roteiro, não precisa planejar as refeições e nem as atividades. Os guias tomam conta de tudo isso e te deixam tranquilo para aproveitar o dia a dia.
Foto: Um de nossos acampamentos na Zâmbia
Apesar de todo cansaço que sentimos na viagem, valeu muito a pena. Foi cansativo, foram longas horas de viagem por terra nesse trecho do leste da África. As estradas e condições de fronteiras nesse roteiro que fizemos são bem diferentes do sul da África (Botswana, Namíbia e África do Sul). Foi um trecho desafiante, e nos deixou mais tranquilos ter a companhia dos guias, além das amizades que fizemos com os demais viajantes de diferentes países que compartilharam essa jornada com a gente.
COMO FAZER UM TOUR OVERLAND NA ÁFRICA?
Se você tem vontade de fazer um tour como esse, entre em contato com a gente: [email protected]
Existem diferentes rotas e dependendo da sua disponibilidade de dias e perfil, podemos indicar qual melhor se encaixa! 🙂
Quer saber como foi nossa viagem por diferentes países da África? Clique aqui.
Veja também como foi alugar um carro e viajar pelo sul da África.
Acompanhe aqui nossa rota de volta ao mundo pelo Polarsteps!
Com carinho,
Ale e Léo