Custos

ORÇAMENTO DE UMA VOLTA AO MUNDO

Por muitas vezes, freamos o planejamento deste nosso sonho por medo dos custos envolvidos. Mesmo sem antes nem colocar na ponta do lápis achávamos que seria impossível. Quando decidimos fazê-lo tivemos uma grata surpresa. Chegar ao orçamento necessário seria de fato difícil, mas não impossível!

Nós não viemos de famílias ricas e nem recebemos nenhum tipo de “paitrocínio” ou patrocínio para tornar o projeto viável.

O que nos trouxe até aqui foram anos de trabalho e economias, foco total em um claro objetivo e desprendimento de bens materiais.

Devemos admitir que a nossa disciplina foi uma das principais responsáveis por tornar nosso projeto real, pois a partir do momento que decidimos que iríamos fazer esta viagem acontecer, conseguimos cortar mais de 40% dos nossos gastos mensais, vender tudo que não seria necessário para a viagem e passar a ter uma vida mais simples.

Construindo o orçamento

Para começar a pensar nos custos envolvidos para uma viagem desse porte, precisamos definir alguns pontos que impactam de forma direta no orçamento:

  • tempo aproximado da viagem (com o roteiro pronto, tínhamos essa informação);
  • quantidade de despachos marítimos do carro necessários entre continentes;
  • investimentos no carro – desde sua compra, manutenção mecânica até o motorhome.

Para calcular os gastos corriqueiros da viagem, como alimentação, combustível e lazer, usamos algumas plataformas como referência:

  • Fornece custo médio de vida em cada país, incluindo custo com água, hospedagem, transporte e atrações turísticas
  • Fornece o custo do litro de Diesel e outros combustíveis ao redor do mundo

Você tem vontade de cair na estrada mas não sabe como começar a planejar e calcular os custos? Nós criamos um guia que explica o passo a passo para tirar seu sonho do papel. Ele também vem junto com a planilha que usamos para planejar a nossa viagem e certamente vai te deixar mais próximo de realizar a sua! Cliquei aqui e vá para nossa loja.

Preparação Financeira para a Expedição

Compramos nossa Land Rover em Junho de 2017, e desde então começamos a prepará-la para sua grande jornada. Fomos trabalhando nela aos poucos e dessa forma os investimentos mais pesados que tivemos que fazer foram se diluindo ao longo de 2 anos, como a substituição de várias peças, instalação de ar condicionado e as modificações do motorhome.

Em paralelo íamos fazendo economias mensais e investindo o dinheiro, que no futuro seria a garantia de uma viagem tranquila. Quando no final de 2018 percebemos que nossa meta financeira estava muito próxima de ser atingida, marcamos nossa data de saída!

Meta de Custo Médio Diário

Com um custo aproximado de gastos por país, somados aos custos de despachos marítimos, documentação, manutenção do carro e etc, tínhamos finalmente um orçamento pronto!

Para facilitar nosso controle diário, fixamos um valor máximo diário como meta: USD 70, ou R$ 260 (considerando um dólar médio de R$ 3,71). Se o dólar subir, a média diária deve ser reduzida.

Custo Meta Diário

U$ 70

Custo Diário Atual

U$ 52

Web Designer 0%

Considerando 4 anos de expedição, os custos vão girar em torno de 100.000 USD para a viagem completa. Dentro desse valor, todos os custos da expedição estão inclusos, para duas pessoas e o carro! A única exceção são investimentos prévios a partida: compra do carro e suas modificações.

Não há dúvidas de que existirão momentos que teremos que abrir mão de vontades e conforto para seguir firme dentro do orçamento, mas a vida é feita de escolhas e não temos dúvidas do caminho que escolhemos seguir!