O Carro

nosso companheiro na jornada

A escolha do carro é algo muito pessoal, pois existem opções para todos os bolsos e gostos.

A verdade é que o estilo de viagem que você quer seguir vai influenciar bastante nessa decisão.

Para quem busca mais aventura, lugares de difícil acesso, montanhas e desertos, como nós, ficou claro desde o início que buscaríamos por um 4×4.

Já para quem quer rodar em estradas tradicionais e preza mais pelo conforto do que pela aventura, existem inúmeras opções que vão desde vans, ônibus e caminhões.

Land Rover Defender 110

Na busca por um 4×4 compacto mas com bom espaço interno, robusto e de mecânica simples, optamos pelo ícone da Land Rover, a Defender.

Algo que nos conforta é a quantidade de overlanders ao redor do mundo que viajam e já viajaram com esse carro e conseguiram se virar com a manutenção nos mais diversos lugares.

Também precisamos confessar que uma das coisas que mais chamou nossa atenção com relação a esse carro é a comunidade de “landeiros” que existe.

Os proprietários de Land Rover Defender são, em sua maioria, apaixonados pelo carro e pelo estilo de vida que ele proporciona.

Existe muita cumplicidade e vários grupos para troca de informação. Quando alguém está com algum problema com o carro em qualquer lugar do mundo, é só jogar nos grupos para ser ajudado.

Assim que compramos nosso carro, em Junho de 2017, entramos para a comunidade e já fizemos bons amigos!

Mecânica Simples e Robusta

O modelo da Defender mais indicado para longas expedições é com o motor 300 TDI.

Ele possui mecânica simples, tornando a manutenção em qualquer lugar do mundo mais acessível, pois não possui eletrônica embarcada. Esse motor só está presente nos veículos produzidos até 2005. Nossa Land Rover é modelo 2000.

Mas é preciso ser dito, mecânica simples não quer dizer barata. As peças da Land Rover normalmente são bem caras, e os custos com mão de obra de mecânicos especializados nesse tipo de veículo também costumam ser salgadas.

Se você está avaliando comprar uma Land Rover Defender para uma expedição, considere gastos importantes com manutenção ao longo da estrada, seja preventiva ou corretiva.

De qualquer forma, é uma verdade que qualquer carro exposto a longas jornadas vai sofrer desgastes maiores do que de quem faz viagens pontuais, e qualquer veículo que você escolha vai implicar em manutenções pelo caminho.

Acessórios Instalados no carro

  • Macaco Hi-lift
  • Guincho + mesa com capacidade de 6ton
  • Parachoque reforçado
  • Snorkel
  • 2 pranchas para desatolar
  • 1 pá de alumínio desmontável que serve também como enxada
  • Troca de bancos da frente por modelo mais confortável
  • Escada na parte traseira do carro para acessar caixa do teto

Custo de Aquisição + Instalação dos acessórios para o carro

R$ 6.000