Destinos Incríveis

Nossa história em

Huascarán

Huascarán

A IMPRESSIONANTE CORDILHEIRA BRANCA DO PERU

No Peru você encontra a cordilheira tropical mais alta do mundo, conhecida popularmente como “Cordilheira Branca”, pois os picos de suas montanhas estão constantemente nevados. Nós visitamos um pequeno pedaço do enorme Parque Nacional Huascarán, e compartilhamos aqui o que mais gostamos da nossa experiência.  

HUARAZ E HUASCARÁN

Foto: Dirigindo em direção a cordilheira
A região, que está inscrita na lista de Patrimônios Mundiais desde 1985, é o destino perfeito para quem gosta de turismo de aventura, trekkings e montanhas. Dentro do parque existem inúmeras geleiras que originaram mais de 300 lagoas provenientes do derretimento do gelo.

As águas dessas lagoas são sempre em tons azuis e verdes impressionantes, que convidam os turistas para conhecer e curtir a paisagem, sempre repleta de montanhas e vida animal.

A cidade base para se explorar o Parque Huascarán é normalmente Huaraz. Se você estiver em Lima, existe a opção de voar para Huaraz, mesmo que os preços não sejam muito amigáveis. Outra opção é ir de ônibus, em uma viagem que dura pelo menos 8h. Nós fomos com nosso carro e o trajeto durou cerca de 7h.

Também, um pouco mais ao norte está a cidade de Caraz, que pode ser uma opção para explorar a região norte do parque, mais próximo da Laguna Parón.

O QUE FAZER

Foto: Leo e Ale na Laguna Parón
Existem inúmeras opções de passeios, com diferentes níveis de dificuldade. Os mais populares do parque são o trekking da Laguna 69, visita ao Glacial Pastoruri e vista à Laguna Parón. A Laguna 69 estava na nossa lista inicial, porém chegando lá optamos por revisar as prioridades.

A trilha para chegar nesta laguna é de 14km total, sendo 7 na ida e mais 7 na volta. Ela possui trechos bastante íngremes, e considerando que você vai estar acima dos 4.000 metros de altitude, não é moleza.

Chegando de Lima, do nível do mar, é preciso estar bem aclimatado para conseguir encarar todo esse esforço físico. Quando chegamos em Huaraz sentíamos efeitos do mal de altitude, e para não forçar a barra, decidimos não fazer este passeio. Visitamos o Glacial Pastoruri, que tem uma trilha bem mais leve e com pouca subida e amamos!

Também fomos até a Laguna Parón, que é possível chegar de carro. Conseguimos inclusive acampar por lá e tivemos uma experiência incrível.

GLACIAL PASTORURI

Fomos até lá com nosso próprio carro, e já no caminho nos encantamos. O trajeto é lindo e pudemos observar a famosa Puya Raimondii, uma das maiores bromélias do mundo. Chegamos cedo no glacial e não havia mais ninguém, pudemos aproveitar o lugar inteiro só para a gente!

Apesar do glacial estar a mais de 5.200 metros de altitude, a caminhada foi tranquila pois não há muita inclinação. O segredo é caminhar devagar e maneira constante. Completamos a caminhada em cerca de 30 minutos.

Ao longo do caminho existem placas que mostram como o glacial está diminuindo de tamanho, e as previsões são de que ele vai desaparecer até 2030. Triste e torna a chegada até ele melancólica.
 

LAGUNA PARÓN

Uma das maiores lagunas de Huascarán! É fácil chegar até lá, pois os carros vão até a beira da Laguna. Existem 2 trilhas disponíveis para fazer no local: uma lateral, que margeia a laguna e exige muito pouco esforço, e outra que leva para um mirante com vista de cima, esta sim exigindo maior esforço físico pois é íngrime.

No local existe um pequeno restaurante e uma família que aluga barcos e caiaques para passeios na laguna. O almoço tem um precinho bem amigável, já o caiaque é salgado. De qualquer maneira, navegar naquele lago de cor azul turquesa é uma experiência única!

O mais incrível é que é permitido acampar por ali! Sim, motorhomes podem passar a noite estacionados e barracas de chão também podem ser montadas. Nós dormimos por lá e podemos garantir que acordar com aquela vista é algo marcante e especial!
 

EXPLORANDO O PERU

O Peru é um país surpreendente, cheio de lugares interessantes e histórias para conhecer. Confira os outros destinos incríveis que passamos para inspirar sua viagem:

CUSCO, clique aqui para saber mais!

MACHU PICCHU, clique aqui para saber mais!

Planeje sua Viagem

Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar acessando conteúdo novo do MUNDI360, utilize os links abaixo para planejar sua viagem. Você ganha descontos exclusivos e apoia o nosso site! 😊

✙ Seguro Viagem

Na página da Seguros Promo você compara cotações de diferentes empresas, e garante para sua viagem tranquilidade e bom preço! Use o nosso cupom exclusivo MUNDI360 e ganhe 5% de desconto na contratação do seguro para sua viagem 🙂

✈ Passagem Aérea

Na página da Passagens Promo você compara os preços de passagens e visualiza sempre a companhia mais barata!

🛄 Hospedagem

Você já experimentou alugar uma casa ou um apartamento pelo Airbnb? Ou ter alguma experiência com algum local? Com o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva! Clique aqui.

🚘 Aluguel de Carro

Com o RentCars.com você compara preços de diferentes locadoras e paga parcelado em até 12 vezes!

Se você for passar uns dias por lá, conta pra gente como foi? 🙂

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360