Destinos Incríveis

Nossa história em

Machu Picchu

Machu Picchu

A INCRÍVEL CIDADE PERDIDA DOS INCAS

A cidade perdida de Machu Picchu é uma das 7 maravilhas do mundo. Recebe milhares de visitantes todos os anos, e mesmo em meio a tanta gente, ela consegue ser especial. Tivemos uma experiência marcante neste lugar, e aqui compartilhamos nossos aprendizados.

COMO CHEGAR

Foto: Nosso café sendo servido no trem da IncaRail
Existem algumas opções para se chegar ao Machu Picchu. Desde que a cidade ganhou destaque por ser considerada um patrimônio da UNESCO, os preços foram para as alturas, e a alta demanda de turismo na região os mantém altos ao longo do ano.

Saindo de Cusco é possível chegar em Machu Picchu Pueblo (ou Águas Calientes) de duas formas: trem ou carro seguido de uma caminhada. O custo da passagem de trem gira em torno de USD 140 ida e volta (preço de nov/2019). Na cidade você encontra transporte de van sendo vendido por menos de USD 100, porém o carro não chega em Águas Calientes. Ele para em uma hidrelétrica e de lá você precisa caminhar por mais 3h, aproximadamente, até chegar na cidade.

Ainda, para chegar na entrada da cidade perdida é preciso subir mais uma montanha. Existem tickets de ônibus que pegam as pessoas na cidade de Águas Calientes e deixam na porta do Machu Picchu. Esse transporte custa USD 12 por trecho, ou seja, ida e volta custa mais USD 24 por pessoa. Também é possível fazer este percurso caminhando, mas lá se vão mais 1:30 pelo menos, para subir a montanha. Fora o cansaço e disposição de encarar mais uma longa caminhada para explorar o próprio Machu Picchu.

Ainda, para os mais aventureiros existem opções de trilhas de 4 a 5 dias que passam pelo Valle Sagrado, montanhas e terminam na cidade de Machu Picchu. Essa aventura é muito concorrida, e é preciso reservar normalmente com 6 meses de antecedência.  

QUANTO CUSTA

Foto: Nosso registro caminhando pela cidade perdida de Machu Picchu
Como vocês puderam ver até agora, só o transporte para chegar até a cidade base do Machu Picchu já custa bastante. Você ainda vai precisar comprar o ingresso, que custa USD 65 para estrangeiros. Esse ingresso é para uma visita regular dentro da cidade. Existe a possibilidade de fazer trilhas adicionais, no mesmo dia em que se visita o Machu Picchu. Para isso você precisa comprar um ingresso especial, com antecedência, que vai custar USD 80.

Chegando na portaria da cidade perdida você vai se deparar com dezenas de guias oferecendo seus serviços. É possível já comprar esse passeio guiado com uma agência em Cusco, que foi o que nós fizemos com a South Adventure peru Tours.

Assim que chegamos lá o guia já estava nos esperando, e nós trocamos mensagens com ele pelo WhatsApp para nos encontrarmos. Tivemos a companhia de um guia exclusivo durante toda nossa visita ao Machu Picchu, e podemos garantir que foi uma escolha muito acertada!

Claro que ele tem seu custo, que gira em torno de USD 70 por pessoa, para todo o trajeto dentro da cidade, mas valeu muito a pena ter a flexibilidade de não depender de um grupo. Além disso pudemos aprender demais e fazer várias perguntas sobre cada cantinho daquele lugar especial. Resumindo, uma viagem de Cusco até Machu Picchu de trem, com translado de ônibus e, vai custar pelo menos USD 290 por pessoa.  

NOSSAS IMPRESSÕES

 

Nós fomos de trem desde Cusco até Águas Calientes e depois pegamos o ônibus que nos deixou na porta de entrada do Machu Picchu. A viagem de trem já foi um espetáculo à parte, pois as paisagens que atravessamos são impressionantes. Fomos no trem 360 da Inca Rail, que possui janelas enormes laterais e também na parte de cima, que permitem uma visão ampla sem sair do seu lugar.

O lanche servido à bordo também é uma delícia. Chegamos no nosso destino descansados e muito animados! O ônibus tinha uma fila grande de espera, mas andou rápido e a viagem foi tranquila.

Ouvimos relatos de viajantes que optaram pelo combo van + caminhada, e foi unânime a opinião de que é bastante cansativo. Claro que se a sua prioridade é economizar, o esforço vale a pena, pois o Machu Picchu é realmente incrível! Mas se você quer ter uma viagem tranquila para relaxar, não vai se arrepender de investir um pouco mais e fazer o trajeto de trem.  

DICAS PARA SUA VISITA

 
Foto: Ale em um dos mirantes de Machu Picchu
Nós estivemos em Machu Picchu em Novembro, já na temporada de chuvas. O recomendado é fazer a visita na temporada seca, que vai de Abril até Outubro. De qualquer forma, o clima na região é muito instável, e mesmo na temporada seca pode ser que você se depare com chuva. Esteja sempre preparado com capa de chuva e sapatos antiderrapantes.

Esse comportamento chuvoso é algo típico da Cordilheira dos Andes. Se você visitar outros destinos no Peru fora das montanhas, como o litoral, irá se deparar com um clima bastante diferente e mais quente.

Nós planejamos nossa visita à cidade perdida poucos dias antes, pois como era temporada baixa (de chuvas), a demanda não era grande. Se você visitar o Peru em alta temporada recomendamos que comece a pesquisar os tickets ou a agência com quem quer realizar o passeio com 2 meses de antecedência, para evitar surpresas e esgotamento de ingressos, pois há um limite de 2.500 ingressos disponíveis por dia.  

EXPLORANDO O PERU

  O Peru é um país surpreendente, cheio de lugares interessantes e histórias para conhecer. Confira os outros destinos incríveis que passamos para inspirar sua viagem:

CUSCO, clique aqui para saber mais!

HUASCARÁN, clique aqui para saber mais!

Planeje sua Viagem

Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar acessando conteúdo novo do MUNDI360, utilize os links abaixo para planejar sua viagem. Você ganha descontos exclusivos e apoia o nosso site! 😊

✙ Seguro Viagem

Na página da Seguros Promo você compara cotações de diferentes empresas, e garante para sua viagem tranquilidade e bom preço! Use o nosso cupom exclusivo MUNDI360 e ganhe 5% de desconto na contratação do seguro para sua viagem 🙂

✈ Passagem Aérea

Na página da Passagens Promo você compara os preços de passagens e visualiza sempre a companhia mais barata!

🛄 Hospedagem

Você já experimentou alugar uma casa ou um apartamento pelo Airbnb? Ou ter alguma experiência com algum local? Com o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva! Clique aqui.

🚘 Aluguel de Carro

Com o RentCars.com você compara preços de diferentes locadoras e paga parcelado em até 12 vezes!

Se você for passar uns dias por lá, conta pra gente como foi? 🙂

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360