M360Photography_Masseria_52

Destinos Incríveis

Dicas de Viagem

PUGLIA – UM ROTEIRO PELO MELHOR DO SUL DA ITÁLIA

PUGLIA – UM ROTEIRO PELO MELHOR DO SUL DA ITÁLIA

ROTEIRO DE CARRO PELA PUGLIA

Você já ouviu falar na região da Puglia, na Itália? Recentemente ela tem se tornado mais conhecida, mas o turismo na região ainda está muito atrás de grandes destinos da Itália como Roma, Florença, Veneza e Milão.
Foto: Mapa da Itália com a região de Puglia em vermelho
Nós passamos 1 mês morando por lá e tivemos uma experiência maravilhosa. Nesse post vamos falar mais sobre a região e te sugerir um roteiro de 7 dias para viajar de carro pela Puglia na Itália.
 
A Puglia é bem diferente do resto da Itália. As cidades são menores, a arquitetura é especial, tem muitas áreas rurais e as famosas Masserias – hotéis que foram fazendas no passado e que hoje recebem hóspedes que têm a oportunidade de imergir na história da região.
 
Foto: Ale na cidadezinha especial de Alberobello
  Você está planejando uma viagem por lá e quer dicas do que colocar no seu roteiro? Confira aqui todas as dicas sobre destinos incríveis do sul da Itália e no final do post um roteiro de 7 dias para viajar pela Puglia de carro.  

PRECISO ALUGAR UM CARRO NA PUGLIA?

  Sim! A região da Puglia é bem diferente do resto da Itália. Por ali não há muitas opções de transporte público para se deslocar entre as principais atrações. Quase não se vê trens e ônibus na região. Alugar um carro vai ser a melhor opção para você conhecer os diferentes encantos da região e aproveitar ao máximo sua passagem por lá.
O maior aeroporto da região é o de Bari, e chegando ali existem várias cias de aluguel de carro. Você já consegue sair de lá motorizado para começar sua viagem pela Puglia!

LUGARES IMPERDÍVEIS

A Puglia é uma região extensa, mas aqui reunimos os lugares que visitamos e mais gostamos de toda a região para você incluir no seu roteiro. Tem uma mescla de praias, com cidades históricas e lugares marcantes da Puglia.

Locorotondo

Uma das nossas cidades favoritas da região, o centro histórico de Locorotondo está localizado no topo de uma colina, e por conta disso tem uma vista maravilhosa do Valle D’Itria – região da Puglia que se destaca por suas construções brancas de telhados em formato de cone (trullo) em contraste com o verde das vinícolas e oliveiras.
 
Foto: Ale caminhando pelo centro histórico de Locorotondo
  Opções de restaurantes não faltam no centro histórico. Nós moramos ali perto por 1 mês, então acabamos provando várias opções, mas nosso restaurante favorito de Locorotondo foi a Pizzaria Casa Pinto. Todas as pizzas que provamos deles estavam deliciosas e a ruazinha do restaurante é um charme!
Foto: Pizza da Casa Pinto em Locorotondo
 
Locorotondo é uma cidade muito bem localizada e que pode ser usada como base para conhecer a região. Desde ali é fácil visitar outras cidadezinhas simpáticas como Martina Franca, Cisternino, Ceglie Messapica e Alberobello. Falando nisso…
 

Alberobello

Conhecida como a cidade dos “trulli”, essas simpáticas casas típicas da região no verão conseguem manter o calor das altas temperaturas na parte de cima do seu teto alto, tornando o dia a dia dos moradores mais agradável. Apesar da cidade ter se tornado uma das mais turísticas da região e ter um fluxo grande de pessoas, ainda não perdeu seu charme e vale a pena fazer a visita. Não existe nada igual ao centrinho de Alberobello.
Foto: Mirante do centrinho de Alberobello
 

Polignano a Mare

Cidade natal de Domenico Modugno, conhecido pela canção “Volare”, é um daqueles lugares que te faz perder a noção do tempo. A cidade também é a anualmente palco da competição da Redbull chamada “Cliff Diving” que nós tivemos a sorte de acompanhar quando estávamos passando uma temporada na Puglia.

Foto: Salto que registramos quando assistimos a competição em Polignano
  Polignano também é casa de um dos restaurantes mais famosos do Instagram, chamado “Grotta Palazzese”. Ficamos curiosos para conhecer, já que estávamos na região, mas nossos amigos locais disseram que era a maior furada. Preços astronômicos e comida ruim, o que foi confirmado pelos reviews que lemos no tripadvisor. Uma típica armadilha para turistas.
  De qualquer forma, Polignano tem muitas outras opções para comer, de todos os preços. Nós comemos o típico Panzerotti pugliesi por ali por 3 euros e foi uma delícia!
 
Foto: Paisagem unica de Polignano
 

Cisternino

Não muito visitada como as demais cidades da região, Cisternino tem um centrinho muito encantador e muitas opções de restaurantes para comer. Passe por lá pelo menos um dia para almoçar ou jantar e se apaixone por mais esse cantinho da Puglia. Se quiser provar algo local, a massa mais consumida na puglia é o orecchiette. Você vai encontrar muitos restaurantes servindo uma variedade enorme de molhos com essa pasta.
 
Foto: Registro que fizemos do centrinho charmoso de Cisternino
 

Ostuni

Conhecida como a “cidade branca”, Ostuni tem um centro histórico relativamente grande e bastante agitado. Foi ali que encontramos os bares mais “chiquezinhos” de toda a região, com música ao vivo, djs e drinks sofisticados. Com certeza é a cidade de parada indicada para quem está buscando uma noite mais agitada.
 
 
Foto: Ale sentada em um mirante do alto da cidade de Ostuni
 

Marina di Lizzano

A Puglia tem muitas praias paradisíacas, mas de todas que passamos, nossa favorita foi a Marina de Lizzano. Ela é aquela praia de mar tranquilo e quentinho, sem ondas. Você pode levar sua canga e curtir a praia sem gastar nada, ou alugar um guarda-sol e esteira de uma das dezenas de opções na beira da praia. O único ponto é que a ducha é paga! Independente de você alugar uma esteira ou não, se quiser usar a ducha de agua doce antes de entrar no carro, deixe separado 2 euros em moeda para colocar no chuveiro.
 
Foto: Léo mergulhando em Marina di Lizzano
 

Lecce

Para quem gosta de história, a parada obrigatória é Lecce. É uma cidade maior e seu centro histórico é rico de igrejas no estilo barroco. É possível também contratar guias no centro histórico para explicar mais sobre as construções e fazer um passeio completo. Se for até Lecce, não deixe de provar o típico café leccese acompanhado de um pasticciotto leccese!
Foto: Pasticciotto típico da região
 

RESUMO DO ROTEIRO PELA PUGLIA:

Foto: Pôr do Sol que vimos da cidade de Martina Franca com a cidade de Locorotondo ao fundo
Nossa sugestão para um roteiro de 7 dias para viajar de carro pela Puglia, seria:
  • Dia 01 – Polignano a Mare
  • Dia 02 – Locorotondo
  • Dia 03 – Alberobello
  • Dia 04 – Marina di Lizzano
  • Dia 05 – Lecce
  • Dia 06 – Ostuni
  • Dia 07 – Bari
  Fora isso, se você tiver tempo sobrando e quiser conhecer mais, considere também explorar Otranto, Grotta della Poesia, Bari, Castel del Monte, Grotte di Castellana e Matera.   

DICAS EXTRAS

  Se hospede em uma Masseria! Nós ficamos na Masseria Pavone e amamos a experiência de estar um trullo e conhecer mais da história da região, através dos donos do local.
 
Foto: Léo no topo de um trullo na Masseria Pavone
  Você sabia que o queijo mozzarella foi criado na Puglia? Pois é, nós tivemos a sorte de participar de um casamento na Puglia em que vimos o espetáculo do queijo sendo feito fresquinho na nossa frente. Se você passar por lá, não deixe de provar um queijo fresco!
 
Foto: Queijo mozzarella sendo feito na hora em um casamento que participamos na Puglia
Esperamos que essas dicas ajudem a planejar sua viagem por lá! :)
 
Se você ama um roteiro de carro, assim como a gente, dá uma olhada aqui e em outros destinos que sugerimos viajar de carro!
 
Acompanhe aqui as novidades da nossa viagem de volta ao mundo pelo Instagram

Acompanhe aqui nossa rota de volta ao mundo pelo Polarsteps!
 
Com carinho,

Ale e Léo

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ♥ 

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas dos melhores destinos? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360