
Experiências incríveis na Guatemala
para colocar no roteiro de viagem
A Guatemala nos surpreendeu muito e se tornou o nosso país preferido de toda a América Central. Nós acabamos passando mais de 5 meses vivendo por lá, fizemos bons amigos e conhecemos grande parte do país. Confira abaixo dicas de experiências incríveis na Guatemala para colocar no roteiro da sua viagem!
Existem diversas atrações turísticas ao redor do lago, como pular de parapente, fazer tours completos por entre povoados e até mesmo subir os vulcões em uma longa trilha. Para nós, o melhor programa foi aproveitar a natureza e a tranquilidade do acampamento que montamos em frente ao lago, fazer uma fogueira e tocar violão. Víamos o dia cair e ele nascer. A simplicidade desses momentos ficaram marcados profundamente na nossa memória.
Dica extra: Quando passar por Antigua, faça uma visita ao @elhatoverde. É uma área de preservação ambiental que se tornou um restaurante super integrado com a natureza. Um lugar lindo, com vistas incríveis em meio às montanhas.
A Guatemala nos proporcionou experiências únicas e não temos dúvidas de que é um destino que se irá se tornar especial para você também! :) Quer conhecer outros destinos que passamos pela América Central? Clique aqui.
1. Escalar o Vulcão Acatenango

Foto: Dia amanhecendo no topo do vulcão Acatenango no nosso acampamento
Escalar e acampar no Vulcão Acatenango não foi apenas uma experiência incrível na Guatemala, mas sim a experiência mais incrível de nossas vidas! Essa aventura merece um post exclusivo e nós contamos tudo que vivemos aqui.2. Caminhar em lava petrificada no Pacaya

Foto: Ale caminhando pela lava petrificada
O Vulcão Pacaya é bastante ativo e há constantemente rios de lava escorrendo do seu cume. É possível observar de perto essa lava, e para chegar até ela é preciso percorrer uma trilha caminhando em lava petrificada. Para percorrer essa trilha é preciso um guia, pois apesar de não parecer, é uma atividade extremamente perigosa e arriscada. O trajeto dos rios de lava mudam constantemente e sem um guia você pode se arriscar a pisar em um local com lava ainda em estado pastoso. As pedras não são uniformes, em sua maior parte são pontiagudas e uma queda pode machucar bastante. Tendo tudo isso em conta, é uma experiência única! Olhar para aquele vulcão imponente, tão perto, enquanto caminhamos naquela trilha difícil, era adrenalina pura. Muito diferente da experiência de subir o Vulcão Acatenango.
Foto: Lava incandescente descendo do vulcão Pacaya por @mundi360
3. Acampar em frente ao Lago Atitlán

Foto: Acampando em frente aos vulcões do Lago Atitlán
O Lago Atitlán é um dos lugares mais charmosos de toda a Guatemala. Ele está cercado de 3 imponentes vulcões – Tolimán, Atitlán e San Pedro, além de dezenas de pequenos povoados, que são conectados por rotas de barcos que navegam ao longo de todo o dia movimentando pessoas e mercadorias. Logo que chegamos por lá fomos impactados pela sua grandeza. É impossível sentar-se de frente a esse lago e não se admirar. Suas águas que quase sempre estão calmas refletem os enormes vulcões e proporcionam lindas cores no pôr do sol.Existem diversas atrações turísticas ao redor do lago, como pular de parapente, fazer tours completos por entre povoados e até mesmo subir os vulcões em uma longa trilha. Para nós, o melhor programa foi aproveitar a natureza e a tranquilidade do acampamento que montamos em frente ao lago, fazer uma fogueira e tocar violão. Víamos o dia cair e ele nascer. A simplicidade desses momentos ficaram marcados profundamente na nossa memória.
4. Caminhar pelas ruas de Antigua Guatemala
A cidade de Antigua é muito especial. Suas ruas foram construídas no período colonial, sendo ainda de pedra, e seus edifícios históricos ganham um brilho especial com todas as montanhas e vulcões que os cercam. Quando chegamos lá foi amor à primeira vista e fizemos dessa cidade nossa casa por mais de 2 meses. Caminhar ali a qualquer hora do dia é delicioso, sempre se descobre um novo café ou um novo ângulo para admirar os vulcões da região.
Foto: Impressionante vista da cidade de Antigua, do alto do cerro de La Cruz por @mundi360
Subir até o cerro de La Cruz é uma boa pedida. Trata-se de uma caminhada de baixo esforço que proporciona uma linda vista da cidade. Entre outros programas que se tornaram nossos favoritos está fazer compras no mercadão da cidade, ver o sol nascer da Calle del Arco e caminhar sem rota definida ao redor de todo o centro histórico.Dica extra: Quando passar por Antigua, faça uma visita ao @elhatoverde. É uma área de preservação ambiental que se tornou um restaurante super integrado com a natureza. Um lugar lindo, com vistas incríveis em meio às montanhas.

Foto: Ale em frente à rede conhecida como “malla maya”, um dos lugares icônicos do Hato Verde
5. Pôr do sol da Ilha de Flores
A Ilha de Flores é parte de uma região muito especial da Guatemala. Essa zona é habitada desde a época dos Maias e hoje serve como ponto de parada para os turistas que se dirigem aos sítios arqueológicos. A ilha é muito pequena, conta com ruas estreitas e fluxo de veículos limitado. O bom mesmo é caminhar a pé por lá – é possível percorrer todas as ruas da ilha caminhando em poucas horas.
Foto: Pôr do sol da ilha de flores, visto de San Miguel por @mundi360
Para ter uma vista privilegiada do lago que a cerca e do fluxo de barcos que levam e trazem pessoas para a ilha é só ir até um dos povoados que a cercam. Nós passamos a noite de réveillon de 2020 para 2021 no pueblo de San Miguel, e de lá vimos o lindo pôr do sol do último dia do ano de 2020.6. Explorar as ruínas de Tikal
Tikal é uma das maiores e mais conhecidas cidades Maias do passado. Acredita-se que ela foi habitada até o ano de 850 D.C. e logo em seguida foi abandonada. O Parque Nacional de Tikal conta com diversas trilhas em meio a floresta tropical da América Central, que é extremamente úmida e quente, mas que faz cada gota de suor valer a pena.
Foto: Ale e Léo na plaza principal de Tikal
Existem inúmeras ruínas dentro do parque que estão super conservadas e surpreendem por seu tamanho e imponência. Nós chegamos em Tikal pela manhã e fomos embora no final da tarde, um dia inteiro de caminhada, intercalado com paradas para descansar pelos grandes jardins e áreas verdes que o parque possui. Sem dúvidas um dos pontos altos da Guatemala que guardamos com muito carinho.7. Descansar em El Remate
El Remate é um pequeno povoado na beira do lago Petén Itzá, cerca da região de Tikal. O lago tem águas muito limpas e claras, e ao redor dele foram se instalando palapas, hotéis e restaurantes que oferecem ao público acesso para mergulhar e curtir a região. Nós paramos por ali voltando de Tikal e o que era para ser apenas uma noite de descanso se tornou 4.
Foto: Léo saltando no lago de Petén
A Guatemala nos proporcionou experiências únicas e não temos dúvidas de que é um destino que se irá se tornar especial para você também! :) Quer conhecer outros destinos que passamos pela América Central? Clique aqui.CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ♥
⭑ Loja Mundi360
Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas dos melhores destinos? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.
Boas viagens!
Ale e Léo | @mundi360
Compartilhe
Conheça o nosso Livro

Conheça o Guia América do Sul
