Destinos Incríveis

Dicas de Viagem

Praias do Equador

Praias do Equador

NOSSAS PRAIAS FAVORTIVAS

Entramos no Equador em Dezembro, depois de vários meses de viagem pelo frio. Estávamos loucos para pegar praia, curtir o sol, calor e água salgada. Entramos no país por Cuenca, e seguimos para o litoral por Guayaquil.

Nossa primeira parada foi a praia de Montañita. Famosa por seu clima de festa e por ser muito movimentada, muitos julgam ser a melhor praia do Equador. Pelo movimento o local acaba tendo a natureza descaracterizada, e um barulho constante de som alto nas ruas Na nossa humilde opinião, é uma injustiça enorme com as tantas outras praias lindas que o país tem. Conhecemos algumas praias de natureza mais preservada e passamos bons dias por lá. Abaixo compartilhamos 3 das nossas favoritas.  

LOS FRAILES

Localizada dentro do Parque Nacional Machalilla, Los Frailes conquistou no nosso coração o título de praia mais bonita do Equador continental (não visitamos as Ilhas Galápagos, que com certeza tem lugares incríveis).

Para nós, uma das melhores características dessa praia é que ela fica em uma reserva, portanto não tem nenhuma construção artificial. Vendedores ambulantes? Também são proibidos por lá. A única estrutura da área é um estacionamento antes do início da praia, que conta também com banheiros e duchas. Para estacionar em dezembro de 2019, pagamos a tarifa de 2 dólares. Pedestres não pagam nada.

Se você não estiver de carro, existem ônibus que saem de Montañita e te levam até Los Frailes. Chegando lá você pode caminhar desde a entrada do parque até a praia. Algumas agências também vendem passeios e te buscam de van no hotel para seguir até los Frailes. 

 
Foto: Mesmo em um dia nublado, nos encantamos com Los Frailes
  Como não existe nenhum estrutura de apoio, você precisa levar tudo que precisa: lanche, água, protetor solar, toalha… O lugar é realmente lindo e cheio de paz! Nós chegamos lá por volta das 9h da manhã, e fomos os primeiros a estacionar e entrar na praia. Curtimos muito a natureza sozinhos. Também existem algumas opções de trilhas para se fazer dentro da reserva, e até avistar a praia de cima.

Não é permitido acampar na praia e nem pernoitar no estacionamento. Por esse motivo, seguimos em frente e acabamos dormindo na praia de Santa Marianita, na região de Manta.  

JAMA

  A praia de Jama tem um lugar especial no nosso coração. Chegamos lá com a intenção de passar o Natal, e acabamos ficando por mais de 2 semanas, incluindo o Ano Novo de 2020.

A praia é reservada, e praticamente privada. Os poucos acessos de entrada passam por propriedades privadas, além de serem protegidos por morros altos. Nós conseguimos acampar na areia da praia, dentro da propriedade de uma pousada, que no topo do morro tinha sua estrutura de banheiro, quartos alugados e restaurantes. 
 
Foto: Vista da praia com nosso acampamento na areia de cima do morro
Durante o dia o movimento que havia na praia dependia do movimento da pousada, que nos dias de Natal e Ano Novo foram maiores, mas nos demais era quase inexistente. Pela noite não escutava nada além do barulho do vento. 

Nós dividimos estes dias por lá com queridos amigos que conhecemos pelo caminho. O Rafa e a Mileide, do projeto LandRoots, e o Edu e a Samira, do projeto Ser Mundi. Inventamos diversos programas e cardápios com eles: fizemos churrasco, massa fresca, noite mexicana, dia da pizza, do hamburguer… não tinha tempo ruim!
 
Foto: Comendo com nossos amigos na praia de Jama
Se você quer passar alguns dias de paz e tranquilidade, lendo um livro na praia, relaxando ou pensando na vida, com certeza Jama vai ser uma ótima opção. Para chegar de carro saindo de Quito são aproximadamente 5:30 de viagem. Se você estiver viajando sem carro, também existem ônibus que saem de Quito em direção ao litoral.
 

COJIMÍES

 
Foto: Ale na praia da Cojimíes
Mais ao norte da praia de Jama está Cojimíes. Uma região com muitas palmeiras e linda costa. Fomos seguindo pela estrada principal e passamos por diversas pousadas pelo caminho. Como buscávamos um lugar para acampar, estávamos de olho nas saídas da estrada principal em direção ao mar. Encontramos o lugar perfeito em meio a uma plantação de melancia.

Descemos do carro e fomos conversar com os trabalhadores locais, para entender se o espaço em frente a praia era de uma propriedade privada e quem era o responsável. Conseguimos autorização para acampar por ali e ficamos alguns dias. O lugar era lindo, em meio a vários coqueiros, sem sinal de telefone ou internet. Um típico wild camping, sem banheiro ou água doce, mas com muita paz e natureza. A temperatura da água era ideal, nem muito gelada e nem quente, apenas refrescante.

Foto: Abrindo os cocos que achamos no chão em Cojimíes
  Aproveitamos para colher alguns cocos que já estavam no chão e abrir na tentativa de aproveitar a polpa. Acertamos em cheio! De quebra ainda conseguimos alguns que tinham água boa para beber. Lembranças lindas do Equador que nunca vamos esquecer.

Lá se foram mais alguns dias de descanso, leitura, música com amigos e histórias contadas. Esses momentos que compartilhamos com amigos se tornam as nossas memórias favoritas dos lugares que passamos.
 

EXPLORANDO O EQUADOR

Outra experiência marcante que tivemos no Equador foi visitar a Amazônia, maior floresta tropical do mundo. Quer saber como foi essa experiência? Clique aqui!

   

MAIS DICAS PARA SUA VIAGEM ♥

⭑ Qual CARTÃO usar na minha viagem internacional?

WISE – O cartao que recomendamos para viagens internacionais. Você abre uma conta digital multimoeda gratuita e pode transformar Reais em Dólares, Euros, Libras e mais dezenas de outras moedas para usar pelo mundo com a melhor taxa. Faça seu primeiro depósito até R$ 3.000 com ZERO TAXA clicando AQUI.

⭑ Chip eSIM para sua viagem

Airalo – A forma mais fácil de comprar um chip com internet para sua viagem. Você escolhe um plano de eSIM, compra e instala sozinho. Já chega no seu destino conectado! Use o CUPOM “ALESSA9896” para ganhar $3 de desconto na compra do seu chip! Clique aqui

⭑ Plataforma de VOLUNTARIADO pelo mundo

Worldpackers – Quer viajar gastando pouco? Faça uma experiência de VOLUNTARIADO! Troque suas habilidades por hospedagem em diversos lugares pelo mundo! Essa é a plataforma de busca de voluntariados que usamos e recomendamos. Use o CUPOM “MUNDI360” para assinar a plataforma com $10 de desconto clicando AQUI!

⭑ Seguro Saúde Viagem

O SafetyWing é o seguro saúde viagem que usamos. Você pode contratar ele inclusive depois de sua viagem já ter começado! Clique aqui para conhecer.

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360