Destinos Incríveis

Nossa história em

Amazônia

Amazônia

A FLORESTA MAIS INCRÍVEL DO MUNDO

A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é realmente tudo aquilo que falam por aí. Casa de milhares de espécies de fauna e flora, uma vez que você dorme lá, nunca mais se esquece dos zumbidos e ruídos da floresta pela noite. Nós visitamos a reserva de Cuyabeno, na Amazônia Equatoriana, e compartilhamos tudo sobre nossos dias por lá aqui.  

CHEGANDO NA AMAZÔNIA

Estávamos em Quito com nosso carro e saímos pela manhã em direção a cidade de Lago Agrio, já na região Amazônica do país. A viagem que durou cerca de 5 horas atravessou lugares remotos e gradualmente fomos sentindo a temperatura mudar. Saímos de Quito com frio de 13°C e chegamos na Amazônia com 31°C. Na cidade de Lago Agrio fizemos uma parada para comer, ainda não era nosso destino final. Iríamos passar a noite acampando na Ponte Cuyabeno, porta de entrada para a Reserva de Cuyabeno, dentro da Floresta Amazônica. Para quem viaja de avião, há voos que saem de Quito diretamente para Lago Agrio. Do aeroporto de Lago Agrio saem ônibus com direção à Ponte Cuyabeno. A área tem local de estacionamento, onde deixamos nosso carro e dormimos uma noite, a anterior ao embarque rumo a floresta.
Foto: Leo na lancha entrando na Floresta Amazônica
Todos os hotéis que ficam dentro da reserva Cuyabeno buscam seus passageiros na ponte. Cada um envia suas lanchas já com o guia para buscar os turistas e acompanhá-los na viagem de 3 horas rio adentro. Já no início da viagem você percebe que está descobrindo um novo mundo, onde a natureza é gigante e nós, apenas pequenos grãos de areia na sua imensidão.  

EXPERIÊNCIA NA FLORESTA

Assista o vídeo que produzimos para a Gulliver, a agência que nos levou para essa experiência na Amazônia. Existem diferentes opções de passeios que são oferecidos na Amazônia. Nessa região, 4 dias são suficientes para ver e fazer as principais atrações. No dia da chegada ao hotel, no final da tarde sai um passeio para assistir o pôr do sol do rio. É possível mergulhar e curtir esse momento na água. Também passamos por alguns locais para observar a vida marinha, principalmente o boto-cor-de-rosa que vive na região. No dia seguinte o passeio vai te levar para mais navegação rio adentro.

VISITANDO COMUNIDADE LOCAL E XAMÃ

Saindo do Jamu Lodge, onde estávamos hospedados, navegamos por uma hora adentro da floresta para chegar na comunidade indígena de Cuyabeno. Por lá conhecemos o processo milenar de cultivo da mandioca e sua preparação. Também provamos algumas frutas típicas da região.
Foto: Almoço sendo preparado com a mandioca
Almoçamos por lá, e depois da refeição começava a segunda parte da nossa visita. Conhecemos o xamã que nos contou sua história, como funciona seu trabalho, e nos levou para uma caminhada na floresta falando de plantas medicinais.
Foto: Detalhes da roupa do xamã
Terminamos esse dia provando algumas gotas do famoso chá ayahuasca. A intenção aqui não era cumprir o ritual que esse chá pede, mas sim ter uma ideia de cheiro e sabor. A mistura das plantas é realmente forte e possui uma coloração escura. Provamos uma gotinha e foi suficiente para muita careta! Bastante amargo.  

CAMINHANDO DENTRO DA FLORESTA

  Nosso passeio preferido, a caminhada na floresta foi o momento em que realmente nos sentimos dentro da floresta de maior biodiversidade do mundo. Para todos os lados que olha se enxerga vida. Infinitos tons de verde e umidade nas alturas, nossa caminhada durou aproximadamente 3 horas. 
Foto: Leo na caminhada pela floresta
A cada árvore e animal, nosso guia explicava e nos encantava com a cultura local. Vimos várias espécies de macacos, sapos, formigas, aranhas, pássaros… caminhamos por áreas firmes e áreas alagadas, com chuva e com sol. O clima na Amazônia é realmente imprevisível, e as chuvas podem chegar a qualquer momento, de qualquer intensidade. É preciso estar sempre atento e preparado. Aprendemos demais, valeu a pena cada segundo conhecendo mais dessa imensa floresta.
Foto: Nosso registro do sapo mais venenoso do mundo na Amazônia

NASCER DO SOL E OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

Outro passeio muito bacana que se pode fazer na Amazônia é sair bem cedo do hotel, antes do sol sair, para assistir o nascer do sol do rio observando pássaros. Nesse momento o dia o ruído da floresta é quase que uma poesia.
Foto: Nosso registro de uma pássaro jacu-cigano na Amazônia
Nosso guia, direcionado pelo seu ouvido treinado e experiência, ia direcionando o barco para perto das aves, enquanto nós ficamos babando e apreciando a natureza. Vimos tucanos, araras, ciganas, garças, e mais uma infinidade de outras espécies. O difícil é registrar os movimentos ágeis desses lindos animais, mas algumas conseguimos e levamos com recordação.
Foto: Nosso registro de um macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta na Amazônia
Obrigado Amazônia por existir! Vai estar para sempre na lista dos nossos lugares favoritos no mundo.

QUANTO CUSTA

  A forma como você vai chegar até a porta de entrada dessa reserva Amazônica no Equador, a cidade de Lago Agrio, vai impactar bastante no seu custo. A opção mais cara é de avião saindo de Quito, seguida por alugar um carro e dirigir até lá, ou a opção mais barata e mais demorada, ir de ônibus. Como nós fomos com nosso próprio carro nosso único custo foi combustível, pois é permitido estacionar gratuitamente na entrada da Reserva de Cuyabeno enquanto você está visitando a floresta. Fora isso, você pode optar por pacotes de 2 a 5 dias na floresta. Nós ficamos por lá por 4 dias, e no pacote do hotel já estão inclusos todos os passeios e refeições. Esse pacote, em um quarto duplo com banheiro privado, custa cerca de 380 USD por pessoa (preços de jan/2020).  

EXPLORANDO O EQUADOR

  Se animou para viajar pelo Equador? No nosso Instagram tem vários registros dos lugares que passamos por lá, use a #mundiequador e veja todos nossos posts de lá. Quer conhecer nossas praias favoritas no Equador? Clique aqui!

Planeje sua Viagem

Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar acessando conteúdo novo do MUNDI360, utilize os links abaixo para planejar sua viagem. Você ganha descontos exclusivos e apoia o nosso site! 😊

✙ Seguro Viagem

Na página da Seguros Promo você compara cotações de diferentes empresas, e garante para sua viagem tranquilidade e bom preço! Use o nosso cupom exclusivo MUNDI360 e ganhe 5% de desconto na contratação do seguro para sua viagem 🙂

✈ Passagem Aérea

Na página da Passagens Promo você compara os preços de passagens e visualiza sempre a companhia mais barata!

🛄 Hospedagem

Você já experimentou alugar uma casa ou um apartamento pelo Airbnb? Ou ter alguma experiência com algum local? Com o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva! Clique aqui.

🚘 Aluguel de Carro

Com o RentCars.com você compara preços de diferentes locadoras e paga parcelado em até 12 vezes!

Se você for passar uns dias por lá, conta pra gente como foi? 🙂

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360