DICAS

LIVROS DE VIAGEM PARA SE INSPIRAR

Antes mesmo de começar a preparação da nossa viagem, tivemos muitas fontes de inspiração. Sempre gostamos de ler e ver filmes de aventura, e melhor ainda quando eram histórias reais. Na verdade, o que gostamos mesmo é de obras que nos fazem refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Compartilhamos aqui alguns livros para quem está buscando uma dose de estímulo para seu espírito aventureiro!

 

 

O ALQUIMISTA | PAULO COELHO

Paulo Coelho é um autor que desperta diferentes sentimentos entre as pessoas. Muitos críticos dizem que ele não faz juz a arte da literatura, mas assumem que ele lê como ninguém as angústias e frustrações das pessoas e consegue com as palavras confortar até o mais despedaçado dos corações. Este livro é de uma simplicidade enorme, mas que quando chega às suas mãos na hora certa, vai te provocar uma auto reflexão, e isso para nós é o mais valioso. A pergunta que fica ao final de ler o livro é: estou trilhando o caminho correto para mim?

 

“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante” P. Coelho

Veja detalhes do livro “O ALQUIMISTA” aqui.

 

MAR SEM FIM | AMYR KLINK

Neste livro Amyr relata a sua viagem de volta ao mundo, a primeira pelas águas da Convergência Antártica, uma das mais perigosas e desafiantes do globo. Li esse livro antes da partida para a nossa volta ao mundo, e me emocionei com um parágrafo dele em especial:

“Pior do que passar frio, subindo e descendo ondas ao sul do oceano Índico, seria não ter chegado até aqui. Ou nunca ter deixado as águas quentes e confortáveis de de Parati. Mesmo que fosse apenas para descobrir o quanto elas eram quentes e confortáveis. Eu senti um estranho bem estar ao contornar gelos tão longe de casa. Hoje entendo bem o meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Veja detalhes do livro “MAR SEM FIM” aqui.

 

 

VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS | JULES VERNE

Livro clássico que nos faz perceber que é possível sim viajar sem sair do lugar! Jules Verne foi um dos maiores escritores de ficção científica. Seus livros são tão detalhistas e criativos que nos faz questionar se a história é mesmo real ou ficção! A escrita é simples e narra uma incrível volta ao mundo realizada pelo inglês Phileas Fogg. A cada página um novo desafio e aventura aparece envolvendo os personagens. A história é fictícia, mas o contexto e os locais em que ela se passa são reais, fazendo despertar a curiosidade dos viajantes de carteirinha, como nós!

 

Veja detalhes do livro “VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS” aqui.

 

 

MUNDO POR TERRA | ROY RUDNICK E MICHELLE WEISS

Este livro é um relato pessoal de uma viagem de volta ao mundo de carro realizada por um casal de Santa Catarina, no início de 2007. O estilo de viagem deles nos inspira muito, pois é despreocupado, sem neuras de planejamento e cheio de aventuras! Foi um dos primeiros livros que lemos sobre o tema, quando ainda estávamos em uma fase muito inicial do nosso planejamento, mergulhados em medo e indefinições. Ler relatos de outros viajantes foi uma forma que encontramos de manter viva nossa coragem, mesmo em meio a tantas incertezas.

 

Veja detalhes do livro “MUNDO POR TERRA” aqui.

 

NA NATUREZA SELVAGEM | JON KRAKAUER

Krakauer conta a história verídica de Christopher McCandless, também conhecido como “Alexander Supertramp”. No livro você vai conhecer a jornada de Christopher, que deixou tudo para trás para buscar autoconhecimento e uma vida com mais sentido longe da sociedade capitalista. O livro virou filme, e como todos sabem, McCandless acabou morrendo em um lugar remoto do Alaska, mas deixou um legado e inspira até hoje jovens aventureiros a saírem da zona de conforto para realizar seus sonhos.

 

“É nas experiências, nas lembranças, na grande e triunfante alegria de viver na mais ampla plenitude que o verdadeiro sentido é encontrado” C. McCandless

Veja detalhes do livro “NA NATUREZA SELVAGEM” aqui.

 

A CORAGEM DE SER IMPERFEITO | BRENÉ BROWN

Brené Brown passou mais de  10 anos estudando e pesquisando sobre a vulnerabilidade e emoções humanas. Este livro não é sobre viagem, mas vale a pena a exceção. Ela compartilha vários de seus aprendizados e nos oferece diversos insights para viver uma vida mais plena, com coragem e propósito! Ela conta que aqueles que tem medo do fracasso acabam se fechando para novas experiências e feitos ousados. Isso muitas vezes leva à frustrações e privações. Já as pessoas que se expõe e não tem medo de encarar coisas novas são as mais autênticas e realizadas, mesmo que sofram críticas e sejam alvo de inveja e ciúme. Afinal, pelas palavras da autora:

“Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. A vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor medição de coragem.” B. Brown

Veja detalhes do livro “A CORAGEM DE SER IMPERFEITO” aqui.

 

HIPPIE | PAULO COELHO

Este livro é autobiográfico do Paulo Coelho e conta uma parte da sua juventude “hippie”. É muito interessante ver que os desejos daquela geração não são tão diferentes daqueles que têm espírito aventureiro hoje. A busca espiritual em que o autor se lança e compartilha no livro é interessante de se acompanhar e nos desperta a curiosidade de como seria a aventura que ele viveu, na década de 70, nos dias de hoje.

“Quem quer aprender deve começar olhando a sua volta.” P. Coelho

Veja detalhes do livro “HIPPIE” aqui.

 

 

A INCRÍVEL VIAGEM DE SHACKLETON | ALFRED LANSING

Shackleton sem dúvidas é um dos maiores exploradores que já existiram. No verão de 1914 partiu pra uma aventura sem precedentes na Antártica, com o objetivo de cruzar o Polo Sul. Quando estava chegando no ponto de desembarque, seu navio Endurance, ficou preso no gelo. Ele e sua tripulação jamais poderiam imaginar todos os desafios que iram enfrentar deste ponto em diante. Este livro conta a história real da expedição, com base nos diários da tripulação e do próprio Shackleton.

 

 

Veja detalhes do livro “A INCRÍVEL VIAGEM DE SHACKLETON” aqui.

 

CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR | AMYR KLINK

Amyr Klink, navegador brasileiro, deixou sua marca na história ao ser o primeiro a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, um percurso de 7 mil quilômetros, sozinho a bordo de seu barco batizado como IAT, no ano de 1984. Este livro conta como ele se preparou para esta grande aventura, assim como relatos de seu diário de bordo ao longo da expedição e reflexões que ele teve ao longo dos cem dias vividos de forma solitária no oceano. Não é preciso ter afinidade com o mar e nem com o vocabulário de navegação para viajar junto com o Amyr e se imaginar como uma lâmpada em meio ao oceano Atlântico. Inspirador!

Veja detalhes do livro “CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR” aqui.

 

MEU EVEREST | LUCIANO PIRES

Luciano, um brasileiro executivo de multinacional, com nenhuma experiência em aventura ou esportes, se joga em uma jornada desafiadora: fazer o trekking de 140 kms que leva até o campo base do everest. Luciano conta de forma muito transparente e divertida de onde surgiu essa ideia, como ele se preparou e como foi essa viagem incrível, que ele realizou no ano de 2001. É muito bacana ver que para começar a fazer algo diferente basta vontade e planejamento! Não é preciso mudar de vida para viver um pouco de aventura. Luciano pegou seu período de férias, se despediu da família e depois voltou, e está tudo bem!

Realizar este percurso está na nossa bucket list há muito tempo, mas depois do livro do Luciano ficamos ainda mais animados!

Veja detalhes do livro “MEU EVEREST” aqui.

 

EVEREST, O DIÁRIO DE UMA VITÓRIA | WALDEMAR NICLEVICZ

Waldemar Niclevicz, um dos maiores alpinistas brasileiros, conta neste livro sua trajetória da conquista do cume do Everest, a maior montanha do mundo. O livro tem um formato de diário, onde ele relata cada dia da sua expedição, seus desafios, medos, sentimentos e até detalhes técnicos que o levaram a ser o primeiro brasileiro a conquistar o topo do mundo! A leitura é leve e te faz sentir como se estivesse realmente viajando junto com o Waldemar, escalando cada metro do Everest e vibrando com cada vitória. Também, faz refletir que nada é impossível para aqueles que acreditam no seu sonho, planejam e lutam por ele.

Veja detalhes do livro “EVEREST, O DIÁRIO DE UMA VITÓRIA” aqui.

 

E você, tem algum livro que inspira a se aventurar por aí que não está nessa lista? Leu algum desses livros e gostou?

Compartilha com a gente! Vamos adorar saber 🙂

Com carinho,

Ale e Leo

Este post tem um comentário

  1. Rogerio Tomas

    Show de bola! Adorei as indicações, alguns já conhecia mas a maioria não. Vou colocar na lista da minha quarentena! Abração Ale e Leo!!

Deixe um comentário

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360