O que levamos na bagagem para dar uma volta ao mundo de carro?
Você já parou para pensar quanta coisa precisa entrar na bagagem de um carro que vai dar a volta ao mundo? Por essa perspectiva, a lista de coisas parece ser interminável, mas se pensarmos de forma mais prática percebemos que não é uma tarefa tão difícil assim.
A CASA SOBRE RODAS
Os itens principais que o carro precisa ter são os de uso de uma casa normal: cozinha e seus utensílios, armários para guardar roupas e um lugar confortável para dormir. Nós selecionamos tudo que era necessário para nossa cozinha “rodante” funcionar e demos um lugar para ela dentro do carro.
Os armários de roupas e objetos foram construídos visando aproveitar todos os espaços disponíveis no carro. A quantidade de coisas que levaríamos teria que respeitar os espaços dos armários e nada a mais. Nossa cama foi construída já com espuma, para dormir nela só faltava separar travesseiros, cobertores e sacos de dormir para as temperaturas mais extremas.
A gente se sentia bastante desconfortável com a questão do banheiro. Muitos viajantes com carros pequenos, como o nosso, seguem sem banheiro, usando sempre de postos de gasolina, campings e outros pelo caminho. Nossos problemas acabaram quando vimos pela primeira vez um banheirinho portátil, conhecido como “porta-potti”. Por obra do acaso, ele coube perfeitamente no corredor do nosso carro, e passamos a nos despreocupar com a questão vontade-urgente-de-ir-ao-banheiro com a presença dele por ali 🙂
Foto: Nosso banheiro portátil de 20 litros dentro do carro
Outra coisa indispensável para nós são os itens de camping. Como nosso carro é pequeno e passamos bastante tempo fora dele, é super necessário ter boas cadeiras e uma mesa de camping. Junto no combo entra um fogão que possa ser usado dentro e fora do carro para ganharmos flexibilidade. Instalamos um toldo na lateral do carro para deixar os dias de acampamento mais confortáveis. Ainda, carregamos uma mini-churrasqueira e uma panela furada que nos ajuda muito a cozinhar nessas ocasiões.
Com base em tudo que já mencionamos, fizemos uma lista dos itens que mais usamos no dia a dia com links de onde encontrar na internet, para ajudar quem está buscando se equipar! Clique nas palavras em amarelo para abrir o link.
- CADEIRAS DE CAMPING | Nossa cadeira é o modelo Nautika Dry Stone e adoramos!
- MESA DE CAMPING | A Mesa Dobrável Em Alumínio que usamos 1,40m x 69,5cm
- FOGÃO DE CAMPING 1 BOCA | Esse fogareiro da Nautika é o que mais usamos
- BALDE DOBRAVEL | O que usamos tem capacidade para 10L
- PANELA PARA GRELHAR EM CHURRASQUEIRA | Sempre faz sucesso na hora do churrasco
- BANHEIRO PORTÁTIL | Porta-potti com capacidade para 20L
- SACO DE DORMIR | Usamos da marca Coleman
- MOCHILÃO | Com capacidade para 45L
- BARRACA DE CHÃO PARA 2 PESSOAS | Leve e fácil de montar
O CARRO
Para a parte mecânica do carro, listamos junto com nosso mecânico as peças sobressalentes que valeriam a pena levarmos conosco do Brasil. Correia dentada, correia do alternador, filtro de combustível, filtro de óleo e mais algumas miudezas… Guardamos elas na caixa que fica no teto do carro. Além disso sempre carregamos em fácil acesso líquido para radiador, óleo do motor, óleo de direção, graxas, WD40 e ferramentas.
Outros objetos que não podem faltar são os itens obrigatórios para circulação. Isso varia em cada país, mas para rodar pela América do Sul, por exemplo, a lista abaixo é suficiente:
- 1 Colete refletivo | Para usar quando precisar parar o carro no meio da rodovia
- 2 Triângulos | Para usar em caso de quebra no meio da rodovia (usar um na frente e outro atrás)
- 1 Kit de primeiros socorros | Itens básicos para apoiar em caso de ferimentos leves
- 1 Cinta de reboque | Para rebocar seu próprio carro ou ajudar outros
- 1 Extintor de incêndio | Não é exigido no Brasil, mas em outros países sim
Foto: KIT que carregamos no nosso carro, com itens obrigatórios para circular na maioria dos países
Com esses itens em ordem nos sentimos completamente preparados para rodar o mundo. E se faltar algo? Compramos no caminho. Às vezes esquecemos que as coisas podem ser simples. Você não precisa lembrar de absolutamente todos os detalhes desde o primeiro dia. Sempre vai existir a chance de se adaptar pelo caminho!
Boas viagens!
Com carinho,
Ale e Leo