Você já ouviu falar na região da Puglia, na Itália? Recentemente ela tem se tornado mais conhecida, mas o turismo na região ainda está muito atrás de grandes destinos da Itália como Roma, Florença, Veneza e Milão.
Foto: Mapa da Itália com a região de Puglia em vermelho
Nós passamos 1 mês morando por lá e tivemos uma experiência maravilhosa. Nesse post vamos falar mais sobre a região e te sugerir um roteiro de 7 dias para viajar de carro pela Puglia na Itália.
A Puglia é bem diferente do resto da Itália. As cidades são menores, a arquitetura é especial, tem muitas áreas rurais e as famosas Masserias – hotéis que foram fazendas no passado e que hoje recebem hóspedes que têm a oportunidade de imergir na história da região.
Foto: Ale na cidadezinha especial de Alberobello
Você está planejando uma viagem por lá e quer dicas do que colocar no seu roteiro? Confira aqui todas as dicas sobre destinos incríveis do sul da Itália e no final do post um roteiro de 7 dias para viajar pela Puglia de carro.
PRECISO ALUGAR UM CARRO NA PUGLIA?
Sim! A região da Puglia é bem diferente do resto da Itália. Por ali não há muitas opções de transporte público para se deslocar entre as principais atrações. Quase não se vê trens e ônibus na região. Alugar um carro vai ser a melhor opção para você conhecer os diferentes encantos da região e aproveitar ao máximo sua passagem por lá.
O maior aeroporto da região é o de Bari, e chegando ali existem várias cias de aluguel de carro. Você já consegue sair de lá motorizado para começar sua viagem pela Puglia!
LUGARES IMPERDÍVEIS
A Puglia é uma região extensa, mas aqui reunimos os lugares que visitamos e mais gostamos de toda a região para você incluir no seu roteiro. Tem uma mescla de praias, com cidades históricas e lugares marcantes da Puglia.
Locorotondo
Uma das nossas cidades favoritas da região, o centro histórico de Locorotondo está localizado no topo de uma colina, e por conta disso tem uma vista maravilhosa do Valle D’Itria – região da Puglia que se destaca por suas construções brancas de telhados em formato de cone (trullo) em contraste com o verde das vinícolas e oliveiras.
Foto: Ale caminhando pelo centro histórico de Locorotondo
Opções de restaurantes não faltam no centro histórico. Nós moramos ali perto por 1 mês, então acabamos provando várias opções, mas nosso restaurante favorito de Locorotondo foi a Pizzaria Casa Pinto. Todas as pizzas que provamos deles estavam deliciosas e a ruazinha do restaurante é um charme!
Foto: Pizza da Casa Pinto em Locorotondo
Locorotondo é uma cidade muito bem localizada e que pode ser usada como base para conhecer a região. Desde ali é fácil visitar outras cidadezinhas simpáticas como Martina Franca, Cisternino, Ceglie Messapica e Alberobello. Falando nisso…
Alberobello
Conhecida como a cidade dos “trulli”, essas simpáticas casas típicas da região no verão conseguem manter o calor das altas temperaturas na parte de cima do seu teto alto, tornando o dia a dia dos moradores mais agradável. Apesar da cidade ter se tornado uma das mais turísticas da região e ter um fluxo grande de pessoas, ainda não perdeu seu charme e vale a pena fazer a visita. Não existe nada igual ao centrinho de Alberobello.
Foto: Mirante do centrinho de Alberobello
Polignano a Mare
Cidade natal de Domenico Modugno, conhecido pela canção “Volare”, é um daqueles lugares que te faz perder a noção do tempo. A cidade também é a anualmente palco da competição da Redbull chamada “Cliff Diving” que nós tivemos a sorte de acompanhar quando estávamos passando uma temporada na Puglia.
Foto: Salto que registramos quando assistimos a competição em Polignano
Polignano também é casa de um dos restaurantes mais famosos do Instagram, chamado “Grotta Palazzese”. Ficamos curiosos para conhecer, já que estávamos na região, mas nossos amigos locais disseram que era a maior furada. Preços astronômicos e comida ruim, o que foi confirmado pelos reviews que lemos no tripadvisor. Uma típica armadilha para turistas.
De qualquer forma, Polignano tem muitas outras opções para comer, de todos os preços. Nós comemos o típico Panzerotti pugliesi por ali por 3 euros e foi uma delícia!
Foto: Paisagem unica de Polignano
Cisternino
Não muito visitada como as demais cidades da região, Cisternino tem um centrinho muito encantador e muitas opções de restaurantes para comer. Passe por lá pelo menos um dia para almoçar ou jantar e se apaixone por mais esse cantinho da Puglia. Se quiser provar algo local, a massa mais consumida na puglia é o orecchiette. Você vai encontrar muitos restaurantes servindo uma variedade enorme de molhos com essa pasta.
Foto: Registro que fizemos do centrinho charmoso de Cisternino
Ostuni
Conhecida como a “cidade branca”, Ostuni tem um centro histórico relativamente grande e bastante agitado. Foi ali que encontramos os bares mais “chiquezinhos” de toda a região, com música ao vivo, djs e drinks sofisticados. Com certeza é a cidade de parada indicada para quem está buscando uma noite mais agitada.
Foto: Ale sentada em um mirante do alto da cidade de Ostuni
Marina di Lizzano
A Puglia tem muitas praias paradisíacas, mas de todas que passamos, nossa favorita foi a Marina de Lizzano. Ela é aquela praia de mar tranquilo e quentinho, sem ondas. Você pode levar sua canga e curtir a praia sem gastar nada, ou alugar um guarda-sol e esteira de uma das dezenas de opções na beira da praia. O único ponto é que a ducha é paga! Independente de você alugar uma esteira ou não, se quiser usar a ducha de agua doce antes de entrar no carro, deixe separado 2 euros em moeda para colocar no chuveiro.
Foto: Léo mergulhando em Marina di Lizzano
Lecce
Para quem gosta de história, a parada obrigatória é Lecce. É uma cidade maior e seu centro histórico é rico de igrejas no estilo barroco. É possível também contratar guias no centro histórico para explicar mais sobre as construções e fazer um passeio completo. Se for até Lecce, não deixe de provar o típico café leccese acompanhado de um pasticciotto leccese!
Foto: Pasticciotto típico da região
RESUMO DO ROTEIRO PELA PUGLIA:
Foto: Pôr do Sol que vimos da cidade de Martina Franca com a cidade de Locorotondo ao fundo
Nossa sugestão para um roteiro de 7 dias para viajar de carro pela Puglia, seria:
- Dia 01 – Polignano a Mare
- Dia 02 – Locorotondo
- Dia 03 – Alberobello
- Dia 04 – Marina di Lizzano
- Dia 05 – Lecce
- Dia 06 – Ostuni
- Dia 07 – Bari
Fora isso, se você tiver tempo sobrando e quiser conhecer mais, considere também explorar Otranto, Grotta della Poesia, Bari, Castel del Monte, Grotte di Castellana e Matera.
DICAS EXTRAS
Se hospede em uma Masseria! Nós ficamos na Masseria Pavone e amamos a experiência de estar um trullo e conhecer mais da história da região, através dos donos do local.
Foto: Léo no topo de um trullo na Masseria Pavone
Você sabia que o queijo mozzarella foi criado na Puglia? Pois é, nós tivemos a sorte de participar de um casamento na Puglia em que vimos o espetáculo do queijo sendo feito fresquinho na nossa frente. Se você passar por lá, não deixe de provar um queijo fresco!
Foto: Queijo mozzarella sendo feito na hora em um casamento que participamos na Puglia
Você quer viajar de carro pela Itália?
Nós criamos pacotes personalizados e fazemos consultoria de viagem.
Entre em contato com a gente pelo botão do whatsapp aqui no site, ou por email: [email protected] 🙂
Com carinho,
Ale & Leo