A aventura nessa nova temporada foi viajando de carro alugado pela África! Percorrer a África de carro sempre esteve nos nossos planos, desde que começamos a planejar o nosso projeto de volta ao mundo. Um dos grandes motivos de termos escolhido um carro 4×4 para viajar pelo mundo foi por conta da nossa temporada da África. Ele seria um companheiro essencial para essa empreitada.
Mas, como nem tudo acontece como planejamos, nosso 4×4 ficou pelo caminho depois de um acidente que sofremos nos EUA e chegamos na África de avião, sem carro. Mas isso não nos impediu de encontrar uma solução e viver experiências incríveis viajando de carro alugado pela África!
Foto: Dirigindo pelas estradas da África do Sul
COMO ALUGAR UM CARRO NA ÁFRICA?
A primeira pergunta que fizemos, foi: “É possível alugar um carro e cruzar a fronteira de outros países com ele?”. Nunca tínhamos feito isso antes e realmente não sabíamos se seria possível, mas quem quer, faz acontecer! Começamos a fazer uma lista das locadoras de Cape Town, cidade que estávamos passando uma temporada na África do Sul, e entramos em contato com várias para saber se era possível. Algumas retornaram com “não” e outras com “sim”! Então sim, é possível alugar um carro para viajar por mais de 1 país na África e nós vamos te dar todas as dicas de como fazer isso.
A partir daí fizemos uma pesquisa de preço para poder escolher o melhor custo-benefício. Nossa escolhida foi a Europcar. Algumas coisas que achamos importante pontuar neste aluguel:
– A Europcar só permite um veículo alugado na África do Sul cruzar a fronteira da Namíbia, Botswana e Lesoto. Não é permitido levar o carro para nenhum outro país.
– Em cada fronteira terrestre que se cruza é cobrada uma taxa. No nosso caso, como cruzamos Namíbia e Botswana, pagamos 2x a taxa de fronteiras.
– É possível devolver o veículo em uma agência da Europcar na Namíbia ou na Botswana, pagando mais uma taxa adicional, que foi o que nós fizemos.
– A locadora deve fornecer um documento extra na hora do aluguel que você irá apresentar na fronteira. É preciso estar escrito no contrato do aluguel que você está autorizado a levar o veículo para os países que deseja entrar.
QUAL CARRO ALUGAR PARA VIAJAR PELA ÁFRICA?
Isso vai depender do estilo de viagem que você gosta e também do seu orçamento!
Se você acompanhou nossa viagem pela África no Instagram, viu que nós alugamos um carro básico – nada de 4×4, nem SUV e nem barraca de teto. Alugamos um Kwid (apelidado carinhosamente como azeitona) e compramos todo equipamento de acampamento – barraca de chão, colchão de ar, travesseiro, saco de dormir, fogão de camping, panela, louça básica e etc – pela internet quando estávamos em Cape Town. Quando tudo chegou, pegamos o carro e partimos em direção à Namíbia. Se você quer saber mais detalhes sobre como alugamos um carro na África do Sul e viajamos para a Namíbia, veja esse post aqui.
Foto: Acampando com nosso querido companheiro de aventuras pela África: o Kwid Azeitona!
Mas afinal, por que escolhemos um Kwid? Simplesmente pelo custo-benefício. Nossa viagem de carro foi longa, mais de 30 dias. Nosso objetivo era cruzar 3 países e entregar o carro em um país diferente do que alugamos. Tudo isso encarece o aluguel, e optar por um carro maior ou 4×4 ficaria astronomicamente caro! Unindo isso com nossa experiência pelas estradas do mundo e com acampamento, foi tranquilo partir para um formato minimalista de camping e aventura. Mas, essa não é uma opção que faz sentido para qualquer pessoa.
Se você não curte acampar e pretende se hospedar em hotéis ao longo de todo o trajeto, um carro SUV seria uma boa escolha! Mais conforto nas estradas de terra, mais espaço interno e não precisa se preocupar em comprar ou alugar equipamento de camping para fazer a viagem. Reserve os hotéis com antecedência que vai dar tudo certo! Seu custo médio com o aluguel do veículo vai ser a partir de 60 USD por dia.
Se você gostaria de acampar e tem um orçamento legal para fazer essa viagem, alugue um veículo 4×4 já com barraca de teto e equipamento de camping. Vai tornar sua vida mais fácil, você vai poder viajar com liberdade (sem precisar reservar hotéis com antecedência), pois o trajeto possui uma oferta legal de campings que não precisam de reserva antecipada. Seu custo médio aqui com o aluguel do veículo vai ser a partir de 110 USD por dia.
Importante: Alugar e devolver no mesmo local sempre reduz o custo do aluguel. Se você busca um custo menor, planeje um roteiro que possibilite retirar e devolver no mesmo local.
COMO SÃO AS ESTRADAS NA ÁFRICA?
Foto: Percorrendo a Cape Namibia Route
As estradas na África do Sul são boas. Principalmente o trecho que fizemos de Cape Town até a fronteira com a Namíbia, conhecida como Cape Namibia Route, é toda asfaltada e em boas condições. Já na Namíbia, o desafio é maior. Tem muito trecho de estrada de terra com pedras soltas. Para viajar por lá em um carro como o Kwid, é preciso muita paciência – velocidade baixa e cuidado para desviar das pedras maiores.
Em Botswana as estradas são boas, asfalto de boa qualidade em sua maior parte.
RESUMO DA NOSSA VIAGEM DE CARRO
Foto: Toda nossa bagagem e itens que camping couberam certinho no porta-malas do Kwid!
🚗 5.735 kms percorridos desde Cape Town [África do Sul] até Kasane [Botswana], onde devolvemos o carro.
🚗 Alugamos o carro por 30 dias com kms ilimitados e cobertura de seguro total. Foi um carro de categoria básica, manual. Pagamos 1.330 dólares, cerca de R$ 6.846,00 com todas as taxas e documentos já incluídos (taxas de entrega em país diferente da retirada e taxas para atravessar 2 fronteiras – Namíbia e Botswana). Importante: como alugamos para 30 dias, tivemos um preço especial de aluguel mensal. Se alugar por um período menor, a diária vai ser mais cara.
🚗 Além das taxas da locadora, é preciso pagar um “road fee” ou “taxa de rodagem” nas entradas das fronteiras da Namíbia e Botswana. Essa taxa pode mudar sempre, mas em 2023 o custo de cada era era de cerca de 20 USD.
🚗 Para poder viajar acampando, tivemos um custo de cerca de 200 dólares para comprar todo equipamento de camping que usamos ao longo do trajeto: barraca, colchão, cobertor, travesseiros, fogão, panela, tábua, talheres e outras coisitas mais!
Foi uma aventura inesquecível e cruzar esses 3 países de carro foi maravilhoso! Dirigir um carro manual em mão inglesa foi outra aventura à parte.
QUER FAZER UMA VIAGEM COMO ESSA?
Podemos organizar essa viagem para você, incluindo o aluguel do carro, a reserva dos hotéis ou de campings, dependendo da sua preferência e estilo de viagem. Além disso, montamos uma mapa completo com a rota que você deve seguir e o detalhe de todas as atrações pelo caminho!
Entre em contato com a gente pelo botão do whatsapp no site ou por email: [email protected]
Com carinho,
Ale & Léo