Viajar como voluntário é uma ótima oportunidade de se conectar com a cultura local, fazer amigos, melhorar seu idioma estrangeiro e também ECONOMIZAR!
Quer conhecer mais sobre essa forma de viajar gastando pouco? Vamos compartilhar nossa experiência e indicar algumas plataformas para você começar a buscar vagas de trabalho para viajar como voluntário em qualquer país pelo mundo!
Foto: Leo, Giuditta, Greta e Ale, durante nossa experiência como voluntários vivendo na Toscana, Itália
COMO FUNCIONA UM VOLUNTARIADO?
Caso você não conheça, o trabalho voluntário funciona da seguinte forma:
1. Um “host”, nome utilizado para a pessoa que recebe voluntários, anuncia em alguma plataforma as vagas que está disponibilizando para que interessados se candidatem
2. O candidato lê toda a descrição da vaga, que explica as atividades que ele deve realizar como voluntário, e também os benefícios oferecidos em troca
3. O candidato aplica para uma vaga, escrevendo uma mensagem para o futuro “host”, explicando os motivos pelos quais ele se interessou e o porquê é um bom candidato para esse voluntário
4. O “host” vai receber todas as candidaturas dos voluntários interessados e vai, provavelmente, marcar uma entrevista online para conhecer melhor cada um e tomar sua decisão final
5. Com o candidato escolhido o “host” envia para o voluntário uma confirmação da sua estadia. Essa confirmação que pode ser um email ou uma mensagem (dependendo da plataforma), o voluntário poderá imprimir como comprovante e levar para sua viagem – principalmente se o destino for internacional, pois os responsáveis de imigração podem perguntar o motivo da sua visita ao país e pedir uma comprovação.
Viajar como voluntário vai transformar sua experiência de viagem, trazendo uma oportunidade de imersão e conexão impossível de ser experimentada quando viajamos como turistas.
ONDE FAZER UM TRABALHO VOLUNTÁRIO?
Existem inúmeras opções de trabalhos voluntários. Desde famílias, que estão abertas a receber pessoas para praticar uma língua estrangeira, passando por hotéis, que recebem pessoas para ajudar em atividades como recepção e cozinha, oferecendo hospedagem em troca, e também ONGs, escolas e projetos sociais que buscam voluntários para apoiar uma causa.
Antes de você começar a procurar um trabalho voluntário, sugerimos que reflita sobre qual tipo de experiência gostaria de ter. Qual é seu objetivo final com o voluntariado? A sua resposta vai direcionar sua busca.
Se você deseja se envolver com uma causa social, trabalhar com crianças ou animais, é mais fácil na hora de buscar usar os filtros adequados e palavras chaves corretas.
Se o seu objetivo é somente economizar dinheiro com hospedagem e conhecer um país novo durante sua viagem, o ideal é procurar uma vaga que ofereça a estadia e localizada em um lugar interessante, não isolado, que te permita pegar transporte e que você possa passear e visitar os pontos turísticos durante o seu tempo livre.
Eu, Ale, fiz um trabalho voluntário durante um mês no interior da Inglaterra em um Centro Budista. Meu objetivo com esse voluntariado era aprender sobre o budismo, meditação e fazer uma verdadeira imersão nessa comunidade. O Centro era longe de Londres e as cidadezinhas ao redor não tinham muito entretenimento. Para mim, foi a tranquilidade que eu buscava, mas talvez para quem busca aproveitar suas férias e conhecer lugares, seria uma péssima opção. Por isso, nada como refletir o que realmente faz sentido para você antes de tomar a decisão e viajar como voluntário.
Foto: Centro Budista Tara, onde a Ale foi voluntária na Inglaterra
COMO SE CANDIDATAR PARA UM VOLUNTARIADO?
Existem atualmente diversas plataformas que você pode se cadastrar e candidatar para trabalhos voluntários NO MUNDO INTEIRO! Essas plataformas são pagas, mas por experiência própria podemos te garantir que a taxa que eles cobram vale cada centavo! Logo que você fizer sua primeira viagem como voluntário, vai ver esse retorno e vai ficar feliz por ter pago e se inscrito para viver uma experiência como essa! 🙂
WORLDPACKERS
É uma das plataformas mais populares. Tem muitas experiências legais que você pode filtrar por país, por tipo de voluntário e por data. Foi nessa plataforma que encontrei a oportunidade de voluntariado no Centro Budista! Também achamos essa a melhor plataforma em usabilidade.
Foto: Monja conduzindo uma aula de meditação enquanto eu registrava em fotos para ajudar a promover o centro
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR COM 10 USD DE DESCONTO NO SEU PLANO!
WORKAWAY
Também é uma das plataformas mais populares entre os viajantes. Nós já encontramos ótimas oportunidades de voluntariado por aqui e tivemos boas experiências.
Fizemos um trabalho voluntário na cidade de Prato, na Toscana, através dessa plataforma. Trabalhamos na antiga casa de uma família da região que hoje funciona como casa de eventos. Ajudamos a família durante os eventos, fizemos muita fotografia para eles e em troca, aprendemos a falar Italiano! Isso mesmo. Chegamos lá sem falar nada, começamos a fazer aula e a praticar com eles diariamente. Um mês depois, quando estávamos indo embora, já conseguíamos nos comunicar e tinhamos evoluído muito! Foi uma experiência maravilhosa, viramos grandes amigos ❤️
Foto: Experiências que vivemos ao longo do nosso voluntariado com eventos na Toscana
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR NO WORKWAY E GANHE 1 MÊS GRATIS!
WOOF
Uma plataforma uma pouco menos popular, mas muito interessante. Também existem vagas no mundo inteiro, mas aqui só são anunciadas oportunidades de trabalho no campo, com foco em plantações orgânicas e sustantáveis para construir um futuro melhor 🙂
A gente espera que essas dicas tenham te inspirado e incluir um trabalho voluntário na sua próxima viagem. Essas experiências tiram a gente do lugar de um turista comum, e proporcionam experiências de IMERSÃO e conexão dentro de um novo lugar. Ainda, essa é uma forma de viajar gastando pouco, pois na maioria das vezes como voluntário você não terá custos com hospedagem e nem alimentação! Bom demais, né?
Se você não sabe para onde ir, dá uma olhada nessas dicas de destinos que compartilhamos aqui: DESTINOS INCRÍVEIS
Boas viagens!
Ale & Léo