Destinos Incríveis

Dicas de Viagem

Ilha de Holbox, Paraíso no Caribe Mexicano

Ilha de Holbox, Paraíso no Caribe Mexicano

Quintana Roo

A ilha de Holbox fica na divisa entre os estados de Yucatán e Quintana Roo, pertencendo a este último. Não é permitido entrar com carros particulares, por isso seu ponto de acesso é feito pela cidade de Chiquilá, onde há diversas opções de estacionamentos e de onde parte o ferry em direção à ilha.

Nós gostamos tanto desse pedacinho de paraíso que passamos mais de 40 dias por lá. Quer saber o que fazer em uma viagem para Holbox, no Caribe Mexicano? A gente te dá dicas e conta o que mais gostamos por lá.

Foto: Ale em Punta Mosquito, Holbox
 

A vida simples na ilha

  Holbox é muito pequena, possui apenas 2 quilômetros de largura por 8 quilômetros de extensão de área povoada – todo o resto é zona de preservação ambiental. Se você é curioso e gosta de explorar, é possível percorrer a ilha inteira em bicicleta ou caminhando. As ruas mais importantes, com comércio e restaurantes, estão todas ao redor da praça principal, mas caminhar pelos outros cantos do povoado também é gostoso.

Quando chove o cenário muda bastante. Como não há asfalto nem bueiros nas ruas, formam-se grandes poças de água. Com alguns dias de sol essas poças logo vão embora, e há veículos da prefeitura reparando com certa frequência os buracos que se formam na avenida principal.
 

Foto: Ruas de Holbox alagadas, depois da chuva
 

Melhores comidas

Qual é a melhor comida de Holbox? Não sabemos dizer porque não provamos todas, mas dentre as que provamos temos algumas favoritas! Um dos pratos mais famosos que sempre recomendam aos turistas provar é a pizza de lagosta, mas para falar a verdade, nós gostamos mesmo é dos tacos. Há várias opções de taquerias pela ilha e o preço é muito camarada! Normalmente cada taco sai por 20 pesos, o equivalente, aproximadamente a 1 USD.
 
Foto: Jantando tacos em La Tapatía, Holbox

Outros lugares que comemos muito ao longo dos 40 dias que passamos por lá foram La Gelateria de Holbox, que tem os melhores sorvetes, a churreira da praça principal que sempre faz churros fresquinhos, os bows lindos e incríveis da Painapol, o restaurante La Tapatía, que sempre tem música ao vivo e comida barata e o restaurante Fridas, em Punta Cocos – pratos maravilhosos, feitos com muito capricho do chef Mariano por um preço justo!
 

Foto: Almoço delicioso no restaurante Fridas, Holbox
 

O mar único de Holbox

  As águas de Holbox foram nossas favoritas de todo o Caribe. Elas possuem um tom de verde muito único, entre o verde água e o neon. A água é calma, tranquila, sem ondas fortes quebrando, perfeito para boiar e curtir o dia inteiro de sol. Nós passamos por todas as praias da ilha e mergulhamos em diferentes pontos – é difícil escolher um favorito. Talvez um dos melhores lugares seja Punta Mosquito, onde há um banco de areia extenso que permite caminhar de dentro do mar por vários metros.
 

Foto: Ale em Punta Mosquito, Holbox
  Outro lugar que gostamos muito também foi Punta Cocos, que possui muitos metros de água rasa, perfeito para crianças ou quem gosta de sentar na água e ver o tempo passar. O mar em frente ao Hotel Golden Paradise Beach também foi um dos nossos preferidos, por sempre estar tranquilo, com pouco gente por perto, nos permitindo curtir o pôr do sol de forma plena.  

Atividades e passeios populares

  Como todo lugar de forte apelo turístico, a ilha possui o “menu padrão” de passeios e atividades oferecidos para quem visita. O tour mais tradicional de barco passa por 3 ilhas ao redor de Holbox em um único dia, além de fazer uma parada no cenote da região, conhecido como “olho negro”. Entre os meses de junho e agosto há opção do tour para avistamento e nado com o tubarão baleia, o maior peixe vivo do oceano! Realmente algo impactante e que leva muitas pessoas a buscarem a ilha.

Foto: Tubarão Baleia by Dorothea OLDANI on Unsplash
  É importante considerar que para encontrar o tubarão, há um deslocamento de barco de pelo menos 2 horas mar adentro. Esse tour não é barato, custa em torno de 150 USD por pessoa, mas é sempre muito procurado.    Outras atividades comuns na ilha são passeios noturnos para observar bioluminescência, passeios de bicicleta pelos murais da cidade, snorkeling e não menos importante: simplesmente curtir o sol e o mar – que é quentinho e delicioso.  

Onde se hospedar na ilha

  Apesar da ilha ser pequena, há diferentes zonas que podem ser distantes se seu meio de locomoção for somente caminhada. Há táxis que funcionam com carros de golf, mas não costumam ser baratos. Por exemplo, uma corrida curta do ferry até a praça central da ilha, um trajeto de 600 metros, custa aproximadamente R$ 20,00 – quando chove, o preço pode triplicar. Por isso, antes de reservar seu hotel, pense no que você valoriza mais: estar no centro, para poder caminhar pela noite e ir aos restaurantes e lojas mais facilmente, ou estar mais afastado do centro, porém em uma zona de praia mais privada, com pouco fluxo de pessoas?
 
Essa escolha você vai precisar fazer. Nós passamos 2 semanas na área de praia afastada do centro, no hotel Golden Paradise Beach e amamos, o mar era quase sempre só nosso, mas fomos poucas vezes ao centro nesse período.,
 
Foto: Léo trabalhando no quarto do hotel Golden Paradise Beach, Holbox


Depois ficamos 4 semanas hospedados no centro, no hotel Golden Paradise Town, e aproveitamos muito mais as caminhadas noturnas, pelos restaurantes e ruas da ilha, por outro lado, quando íamos até o mar dividimos espaço com mais gente.
 
De qualquer forma, independente da sua escolha, não temos dúvidas de que vai amar Holbox! É um lugar muito especial e único, nosso favorito no Caribe Mexicano. :)
 
Quer outras dicas do México? Assista nossos destaques do Instagram.
 
Para outras dicas de destinos incríveis, clique aqui.
 

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360