Destinos Incríveis

Nossa história em

Salar do Uyuni

Salar do Uyuni

EXPLORANDO O MAIOR DESERTO DE SAL DO PLANETA

O Salar do Uyuni atrai visitantes do mundo todo! Sua paisagem muda dependendo da época do ano, mas segue sendo encantador. Nós visitamos o salar em Outubro de 2019, e compartilharemos nossa experiência explorando o deserto sozinhos!

COMO CHEGAR NO SALAR

 

Existem basicamente 3 formas de se chegar na cidade do Uyuni, base para visitar o salar. A primeira é por terra, vindo da cidade de San Pedro de Atacama do Chile. Para fazer este trajeto você irá atravessar o desértico altiplano boliviano, e viajar em altitudes médias de mais de 4.000m. Existem inúmeras agências que vendem este pacote em San Pedro. Nós optamos por fazer este trajeto por conta própria. Se você também planeja se aventurar solo, nós contamos nossa experiência aqui. Outra opção é ir para La Paz e de lá pegar um transporte de uma agência ou ônibus. A terceira opção é voar até o aeroporto da cidade do Uyuni, que é bem pequeno, mas recebe alguns voos por semana. Chegando lá, tenha em mente que a cidade do Uyuni é bastante simples. Conta apenas com infraestrutura básica, e o que mais se vê pelas ruas são agências de turismo que vendem tours pelo salar e região.  

LIBERDADE DENTRO DO DESERTO

Foto: Ale cozinhando no Salar do Uyuni
Ouvimos muito falar que não era seguro visitar o salar por conta própria, que seria fácil se perder e entrar em alguma enrascada. Nós entramos sozinhos, apenas com a companhia de nosso GPS e não tivemos problema nenhum em nos guiar pelo deserto de sal. A rota que os carros seguem fica bastante evidente no chão, em um tom mais escuro, e o ideal é não sair dela para evitar problemas. Já para quem pretende visitar o Uyuni na época de chuvas (de Janeiro a Março), a situação muda. Como o salar fica coberto por uma camada de água, o caminho some, e aí sim imagino que se perder seja mais fácil. Tivemos uma ótima experiência no salar. Paramos e cozinhamos nosso almoço e visitamos todos os atrativos com nosso carro. Para entrar não se paga nada! Então o único custo que tivemos foi do nosso combustível e da lavagem que demos no carro na saída, para remover todo o sal e evitar problemas.

O QUE VISITAR DENTRO DO SALAR

 
Foto: Land Home na Praça das Bandeiras
Dentro do Salar existe um roteiro “padrão”, de coisas para ver e caminhos a percorrer. Entrando por Colchani, o primeiro ponto de parada é o Monumento da Dakar. O Rally passou pelo salar pela primeira vez em 2016, e desde então virou parada obrigatória para os turistas! Quase colado com este monumento, está a Praça das Bandeiras. Nela estão cravadas bandeiras do mundo inteiro, também uma parada obrigatória para todos que entram no Uyuni. Ainda, a Isla Incahuasi é bastante popular. Apesar do salar ter diversas ilhas, esta é a que recebe mais turistas. Ela chama atenção por seus cactos gigantescos e pela vista que proporciona do alto do seu mirador.

O QUE FAZER POR PERTO

Foto: Léo no Cemitério de Trens
Na cidade do Uyuni está localizado o misterioso Cemitério de Trens. As velhas locomotivas que estão abandonadas, sofrendo degradação do tempo, foram um dia utilizadas para o transporte de minerais. Sem dúvidas é um cenário impactante. Já que você vai passar pelo Uyuni, por que não esticar esse roteiro? La Paz, a grande metrópole da Bolívia está a 550 kms. Nós falamos sobre nossa passagem por lá aqui. Também, para os espíritos aventureiros, a mundialmente famosa Estrada da Morte da Bolívia fica a menos de 100kms de La Paz. Nós também fizemos o trajeto e adoramos! Quer saber mais como foi nossa experiência? Clique aqui! E se você já veio de La Paz, por que não conhecer o Altiplano Sul do País? Nós também passamos por lá e podemos garantir que é lindo! Clique aqui para conferir!

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360