Destinos Incríveis

Dicas de Viagem

Deserto de Tatacoa

Deserto de Tatacoa

DESERTO COLOMBIANO

O Deserto de Tatacoa tecnicamente não é considerado um verdadeiro deserto, mas sim um bosque seco tropical. Para quem já conheceu outros desertos como o do Atacama, por exemplo, pode ficar um pouco decepcionado o Tatacoa, pois seu tamanho e atividades são bem mais modestos do que o chileno. De qualquer forma, para nós foi bacana mesclar nossa experiência dentre as cidades Colombianas com um destino mais isolado e de características bem distintas do resto do país.  

COMO CHEGAR

Foto: Entrando no Deserto e colando nosso adesivo na placa
O Deserto de Tatacoa fica a 350kms de Bogotá, trecho que pode ser feito com um veículo alugado sem problemas. Também é possível ir de ônibus até Neiva, maior cidade mais próxima do Tatacoa, e de lá contratar um outro transporte até Villavieja, cidade pequena na entrada do deserto.

Chegando em Villavieja existem vários tuktuks pela cidade que podem te levar até uma hospedagem. Aproveite para usar a internet por aqui, pois fora do centro de Villavieja já não chega mais nenhum sinal.
É bom se planejar e levar lanches e bebidas antes de chegar em Villavieja, pois aqui as opções são muito limitadas e bem mais caras.   

O QUE O DESERTO OFERECE

O Tatacoa é dividido em duas principais áreas: O Laberinto del Cuzco, que possui formações rochosas avermelhadas, e Los Hoyos, onde as rochas têm coloração cinza. Ambas as áreas oferecem opções de trilhas, passando pelo meio do deserto, com duração aproximada de 2h cada uma. Isso significa que em um dia você consegue visitar praticamente todo o deserto!

Foto: Nosso registro do Laberinto del Cuzco
O lado positivo é que você pode fazer as trilhas sem a obrigatoriedade de contratar guias. Caso prefira, existem sempre alguns nas entradas das trilhas oferecendo os serviços. Nós fizemos sozinhos e foi bem tranquilo.

Fora as trilhas existe a opção de visitar um observatório astronômico pela noite, que oferece uma rápida palestra seguida de observação no telescópio. O custo desse programa em Janeiro de 2020 era de 10.000 pesos colombianos, algo como R$ 15,00.

Foto: Nosso registro pela trilha de Los Hoyos
Ainda é possível andar pelo deserto e descobrir outras trilhas e mirantes entre a área do Laberinto e dos Hoyos, mas você vai se deparar com várias propriedades privadas, indicadas por cercas em seus terrenos. Não é um espaço intocado onde a natureza prevalece. É um misto de trilhas preservadas com pasto e construções privadas, o que fazem o lugar parecer muito pequeno.   

ONDE DORMIR

Nós acampamos em frente ao Laberinto del Cuzco, onde existe uma hospedagem e um grande espaço para motorhome ou barracas de chão. Eles oferecem duchas e banheiros, mas não há energia elétrica ou qualquer sinal de internet. O custo era de aproximadamente R$ 17,00 por pessoa para acampar.

Foto: Dentro do camping no deserto
É importante falar que essa é uma região muito quente. Ao longo do dia a temperatura passava facilmente dos 40°C, e depois que o sol ia embora baixava dos 25°C. Vimos que algumas hospedagens no deserto ofereciam piscinas, o que pode ser uma opção para você que busca relaxar e ficar mais de um dia por lá.

       

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ♥ 

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas dos melhores destinos? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360