Destinos Incríveis

Nossa história em

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

ACAMPANDO NO DESERTO MAIS SECO DO MUNDO

Ah, o deserto! Na expedição de volta ao mundo fizemos nossa segunda visita ao Deserto do Atacama, o mais alto e seco do mundo! Esse lugar possui uma energia muito especial, e mesmo tendo se tornado um destino extremamente turístico, é possível desfrutar de paz e tranquilidade! Compartilhamos aqui nossos lugares preferidos e algumas dicas para você que planeja visitar esse lugar único!

SAN PEDRO DE ATACAMA

Para chegar em San Pedro o principal acesso é de avião até o aeroporto de Calama. De lá existem diversas empresas de transfer que podem ser contratadas na hora, sem necessidade de reserva prévia. A viagem por terra é de cerca de 2 horas.

A cidade de San Pedro é bem pequena e com recursos limitados, mas o melhor ponto de apoio para quem quer explorar o deserto. Na sua rua principal, Caracoles, você encontra todos os serviços que precisa: pequenos comércios, farmácia, restaurantes, caixa eletrônico e agências de viagem. Os preços por lá não são nada amigáveis, mas considerando que você está em meio a um deserto fica mais fácil aceitar e se planejar para a viagem. A cidade também conta com uma feira de artesanatos na praça principal, uma boa pedida para quem gosta de comprar lembrancinhas, pois nos passeios em meio ao deserto não existe comércio.

Também, é importante saber que os passeios do Atacama são todos em alta altitude. A cidade de San Pedro tem 2400m de altitude, e os passeios podem chegar até 5.000m. Reserve um tempo para se aclimatar e evitar o “mal de altitude”.  

COMO EXPLORAR O DESERTO



Na nossa primeira visita ao Atacama, fomos de avião e compramos todos os passeios com um agência local. Foi uma experiência muito bacana, mas em nada comparável com a nossa visita de carro. É comum encontrar recomendações para não explorar o deserto de carro, pois dizem que pode ser fácil se perder e inadequado dirigir na altitude. Nós imaginamos que essas “lendas” existem por conta do forte mercado de agências que existe por lá, sobrevivendo apenas da venda dos passeios. Nós já fizemos os passeios com agências, e podemos dizer que é bastante confortável e sem preocupações, mas em contrapartida bastante limitante e caro.

Em Outubro de 2019 tivemos no deserto com nossa Land Rover Defender e fizemos todos os passeios sozinhos, sem nenhum problema. Usando um GPS comum chegamos em todos os lugares, não nos perdemos nenhuma vez e tivemos uma experiência única, acampando nos nossos cenários favoritos e evitando os horários em que as agências levam os turistas.

Quer coisa melhor?  

NOSSOS PASSEIOS PREFERIDOS NO ATACAMA

O Deserto oferece centenas de opções de passeios para se fazer, tanto de passeios mais longos como outros perto da cidade de San Pedro, podendo serem feitos a pé, de bicicleta, de carro ou com Tours em vans. Compartilhamos aqui abaixo os passeios que mais gostamos na nossa passagem por lá.

VALLE DE LA MUERTE

Foto: Dirigindo pelo Valle de La Muerte
Também conhecido como “Valle de Marte”, é um passeio que está muito perto da cidade de San Pedro. Algumas pessoas fazem de bicicleta ou até mesmo a pé. Também é possível entrar com seu próprio carro. É um vale com rochas esculpidas pela natureza que te dão a sensação de estar em outro planeta, como Marte. Linda paisagem a ser apreciada!
 

LAGUNA CEJAR

Foto: Ale mergulhando na Laguna Cejar
A Laguna Cejar é um dos passeios mais procurados do Atacama! Nela é possível mergulhar e experimentar a sensação de não afundar na água, pois devido a alta concentração de sal, você boia sem nenhum esforço!
 

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Foto: Laguna Miscanti na nossa visita ao Atacama
As Lagoas Miscanti e Miñiques, conhecidas como Lagunas Altiplânicas, estão localizadas a 4.200 metros de altitude. Elas ficam cerca de 115kms de distância de San Pedro, em um trajeto com boas condições de estrada. Quando o tempo colabora e não há vento, o que se vê é um reflexo perfeito da paisagem nas águas das lagunas. Maravilhoso e inesquecível!
 

MAGIC BUS

Foto: Curtindo um pôr do sol sozinhos no Magic Bus
Um ônibus abandonado no meio do deserto em um local de difícil acesso desperta a curiosidade dos turistas. A história que um local nos contou foi que o veículo funcionava como restaurante para trabalhadores que exploravam sal na região. A empresa acabou fechando e deixou o “Magic Bus” lá. Hoje, virou atração turística e compõe um cenário surpreendente.
 

OJOS DEL SALAR

Foto: Vista aérea dos Ojos de Salar
Em meio ao deserto e próximo da Laguna Cejar, estão duas lagunas também salgadas, cohecidas por “Ojos del Salar”. Para visitar essas lagunas não se paga nada, e quando fomos não havia ninguém por perto! Elas estão cerca de 30kms da cidade de São Pedro, uma visita imperdível!
 

SALAR DE TARA

Foto: Land Home posando ao lado dos Monjes de la Pacana
Um dos passeios mais altos do Atacama, o Salar de Tara chega a 4.800 metros de altitude. Ele está localizado dentro da reserva Nacional los Flamencos. O ponto alto desse passeio é conhecer os Monjes de la Pacana, rochas de origem vulcânica que sofreram erosão do tempo. Um cenário único!
 

TERMAS DE PURITAMA

Foto: Ale mergulhando nas Termas de Puritama
Em meio ao deserto, um cânion com piscinas de águas termais faz o convite para relaxar! Nas Termas de Puritama você vai encontrar oito piscinas com diferentes temperaturas e profundidades, mas todas igualmente lindas e com águas transparentes.
 

SALAR DO ATACAMA

Foto: Flamingos no Salar do Atacama
Com aproximadamente 3.000km², o Salar do Atacama impressiona por seu tamanho e beleza. Nele vivem diversas espécies de animais, como aves, guanacos e llamas, mas sem dúvidas, os que mais chamam atenção são os charmosos flamingos!
 

OBSERVANDO ESTRELAS

No Atacama você vai encontrar muito oferta de Tours noturnos astronômicos. Algumas pessoas dizem que é legal e vale a pena, outras dizem que é muito superficial e não vale o investimento. Nós não fizemos então não podemos opinar, o que sim podemos afirmar é que com ousadia e criatividade você consegue observar o céu e fazer lindos registros por conta própria!

Foto: Léo no Magic Bus e o céu estrelado
No Atacama as possibilidades de se conectar com a natureza são infinitas! Aproveite ao máximo e seja feliz :)
 

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360