Destinos Incríveis

Nossa história em

El Calafate e Chaltén

El Calafate e Chaltén

EXPLORANDO O SUL DA PATAGÔNIA

El Calafate, uma pequena cidade localizada no sul da Patagônia atrai milhares de turistas por ser a porta de entrada para o Parque Nacional los Glaciares, famoso pela geleira Perito Moreno, uma das mais impressionantes do mundo que pode ser vista tão de perto chegando por terra. El Calafate também serve de base para explorar El Chaltén, a capital nacional do trekking. Nós passamos por lá e contamos abaixo nossa experiência.

EL CALAFATE

Foto: Geleira Perito Moreno, em nossa visita ao Parque
El Calafate é uma cidade pequena, com aproximadamente 25 mil habitantes. Apesar de seu tamanho tem uma boa estrutura para receber turistas, com hotéis, restaurantes, rodoviária e até aeroporto. É possível fazer tudo a pé, com exceção da visita aos glaciares. Na rua principal da cidade se encontram diversas empresas de turismo, que fazem o transporte até o Parque Nacional Los Glaciares, localizado a 80kms de Calafate.

As agências também comercializam passeios de barco para visita dos glaciares, kaiak e trekking no gelo. É importante ter em mente que os passeios não são baratos, e que se você deseja fazer algum deles é preciso reservar antes da chegada ao parque. &nbsp

PARQUE NACIONAL LOS GLACIARES

Foto: Cara a cara com o imponente Glacial Perito Moreno
O Parque Nacional, conhecido por abrigar os maiores glaciares do mundo fora dos polos, atrai turistas do mundo inteiro. Perito Moreno é a geleira mais impressionante. Podendo passar dos 60 metros de altura e 5kms de largura. As passarelas de visitação possuem diferentes circuitos a serem percorridos para que se possa observar a geleira de diferentes ângulos. Em duas horas é possível realizar todos eles.

Para entrar é cobrada uma entrada, que em Julho/19 estava em 800 pesos por pessoa (cerca de R$ 75,00). Sem dúvidas é uma paisagem impactante! Lindo de ver a força da natureza e os mais diversos tons de azul refletidos na enorme geleira.

LOGO ALI, EL CHALTÉN

Foto: Vista do Fitz Roy e montanhas nevadas ao longo da trilha
215kms separam El Chaltén de El Calafate, sendo totalmente viável combinar os destinos em uma mesma viagem. Existem algumas empresas que fazem este trajeto de ônibus com saídas diárias, tanto no verão quanto no inverno. Uma das mais populares é a Caltur.

El Chaltén é considerada a capital do trekking na Argentina, e a cidade é um prato cheio para quem gosta de montanha. A cidade é muito pequena, é possível fazer tudo a pé. No inverno se vê pouquíssimas pessoas, e muitas pousadas e restaurantes se encontram fechados. De qualquer forma o parque segue aberto, e logo na entrada da vila se encontra um centro de informações. Quando chegamos passamos por lá para pegar os mapas das trilhas e tirar algumas dúvidas.

FITZ ROY TREKKING

Os trekkings da região são todos autoguiados, o que significa que se pode fazer sozinho. Existem diversas placas ao longo do caminho, indicando por onde seguir. Também não é cobrado entrada, e é possível realizar circuitos com paradas para acampamento na trilha.


Foto: Ale na trilha com a montanha Fitz Roy ao fundo
Nós estivemos lá no inverno, e apesar das trilhas estarem abertas, algumas estavam com um nível de dificuldade maior por conta da neve e gelo. Por conta disso optamos por fazer um circuito de baixa dificuldade, com um total de 10kms ida e volta. Passamos pelo Mirador Fitz Roy e pela Laguna Capri, que estava totalmente congelada, uma paisagem que vamos recordar para sempre. Se você gosta desse tipo de programa e de estar perto da Natureza, pode colocar El Chaltén na sua lista que não irá se arrepender :)  

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360