Destinos Incríveis

Nossa história em

Quebrada de Humahuaca

Quebrada de Humahuaca

AS LINDAS CORES DO NORTE DA ARGENTINA

Passamos por diferentes cidades e altitudes em nossa visita ao norte da Argentina. A cada km rodado nos encantamos mais com as belezas do caminho. A Quebrada de Humahuaca que se estende por toda a região, hoje considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, possui características únicas e marcantes. Compartilhamos aqui abaixo os lugares que mais gostamos.

PURMAMARCA

Foto: Em uma das ruas da encantadora Purmamarca

O pitoresco povoado de Purmamarca roubou nosso coração. A vila é pequena e cercada por montanhas de 7 cores diferentes. A vida por lá tem um ritmo tranquilo que é quebrado pelos centenas de turistas que passam pela cidade todos os dias.

Nas proximidades da praça central é onde tudo acontece: mercado de artesanatos, restaurantes e comida de rua. Rodeando a cidade está uma trilha que se chama Paseo de los Colorados, que pode ser realizada a pé ou com carro. Sem dúvida um passeio que vale a muito a pena fazer, e que não tem custo nenhum! A dica é percorrer o trecho pela manhã, pois é quando o sol bate diretamente nas montanhas e deixa as cores super vivas.

A partir dessa região em direção ao Norte do país, se nota uma diferença enorme de cultura e fisionomia da população, que tem suas origens indígenas dos povos aymara e quechua, assim como os vizinhos Bolívia e Peru.

MAIMARÁ

Foto: Mirador “La paleta del Pintor”
Saindo de Purmamarca, em direção ao norte do país, você vai passar pelo pequeno povoado de Maimará. Região que também faz parte da Quebrada de Humahuaca, e tem suas montanhas como principal atrativo.

Com diferentes tons misturados, a montanha recebeu o nome de “La Paleta del Pintor”, pois faz lembrar uma paleta de pintura.

É possível entrar na cidade e chegar de carro, ou a pé, até a base da montanha. Você pode aproveitar para fazer um lanche por lá, pois existe bastante comida de rua. Também, no povoado de Maimará é possível encontrar hospedagens com melhor preço em comparação com as outras cidades da região, o que pode ser uma boa alternativa para quem quer gastar pouco!

Nós entramos na cidade para ver a montanha de perto, mas depois fomos conhecer o mirante. Se você quiser dar uma olhada rápida, o acesso ao mirador fica na própria Ruta Nacional 9, que liga Purmamarca com as demais cidades do norte.

TILCARA

Foto: Pelas ruas de Tilcara

Mais um simpático povoado no norte da Argentina, Tilcara tem bastante movimento e agito de noite. Sua rua principal tem vários restaurantes e cafés, um do lado do outro, que recebem movimento ao longo de todo o dia.

Na praça principal, novamente se encontra uma tradicional feira de artesanatos, menor que a de Purmamarca, mas com os mesmos itens e estilo. Muitas pessoas param em Tilcara para visitar sua principal atração: Pucará de Tilcara.

Trata-se de um sítio arqueológico erguido pelo povo Omaguaca, que habitou a região por muitos anos na época pré-inca, e que resistiu a diversas tentativas de invasão. Se você se interessa pelo assunto, é possível chegar em Pucará caminhando da cidade de Tilcara, e a entrada custa cerca de 150 pesos por pessoa.

Nós paramos lá para descansar e provar a comida regional. jantamos em um restaurante muito bacana, com música local ao vivo a noite toda e com preço camarada! Se chama Lapeña de Carlitos. Se você passar por lá e quiser jantar, chegue cedo pois lota muito rápido!

HUMAHUACA

Foto: De frente para o Cerro de los 14 Colores

O maior atrativo da cidade de Humahuaca é o Cerro de los 14 Colores, também conhecido como Serranía del Hornocal, e o seu mirante, Mirador del Hornocal, que está a 4.350 metros de altitude.

A história da região também é muito interessante, pois estima-se que ela é povoada há mais de 10 mil anos, funcionou como rota de caravanas do império inca e depois como trajeto de escoamento de prata. Já suas formações rochosas vem da Idade Cretácea, mais de 130 milhões de anos atrás. Suas cores sobrepostas são fruto de diferentes minerais e formações de calcário, e sua impressionante altitude chega a 4.761 metros acima do nível do mar. Por ser uma atração muito popular na região, é fácil chegar no seu mirante.

Existem carros e ônibus que levam turistas diariamente, assim como é possível subir com seu próprio veículo.

Ao chegar no topo dos 4.350 metros é de ficar sem fôlego! Primeiro por conta da altitude, e depois pela beleza ímpar deste lugar. Admirar essas montanhas é refletir sobre como nosso mundo é maravilhoso, como a natureza é perfeita e como somos privilegiados e ter este monumento tão pertinho de nós, na nossa vizinha Argentina!

Planeje sua Viagem

Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar acessando conteúdo novo do MUNDI360, utilize os links abaixo para planejar sua viagem. Você ganha descontos exclusivos e apoia o nosso site! 😊

✙ Seguro Viagem

Na página da Seguros Promo você compara cotações de diferentes empresas, e garante para sua viagem tranquilidade e bom preço! Use o nosso cupom exclusivo MUNDI360 e ganhe 5% de desconto na contratação do seguro para sua viagem 🙂

✈ Passagem Aérea

Na página da Passagens Promo você compara os preços de passagens e visualiza sempre a companhia mais barata!

🛄 Hospedagem

Você já experimentou alugar uma casa ou um apartamento pelo Airbnb? Ou ter alguma experiência com algum local? Com o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva! Clique aqui.

🚘 Aluguel de Carro

Com o RentCars.com você compara preços de diferentes locadoras e paga parcelado em até 12 vezes!

Se você for passar uns dias por lá, conta pra gente como foi? 🙂

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360