M360-EPECUEN2-1024x768.jpg

Destinos Incríveis

Nossa história em

Villa Epecuén

Villa Epecuén

PAISAGEM SUPREENDENTE E MELANCOLIA

Uma cidade que teve sua história interrompida. A Villa Epecuén que antes era um destino turístico de férias, hoje recebe visitantes em suas ruínas. É um local marcante, com uma tragédia muito recente e que surpreende com um misto de beleza e melancolia em cada canto.

HISTÓRIA DA VILA

Foto: Imagem aérea da Vila durante nossa visita
Epecuén se tornou uma cidade-resort. O grande atrativo era o lago, que com uma alta concentração de sal fazia os banhistas flutuarem. No ano de 1985 o nível das águas subiu de forma incontrolável, rompendo barragens e inundando tudo pela frente. Houveram alguns avisos sobre o risco antes das águas avançarem, mas ninguém poderia acreditar nas proporções da inundação.

Casas, hotéis, carros, escolas, tudo ficou há aproximadamente 10 metros abaixo da água. Hoje as águas voltaram a baixar, e o que se vê são ruínas de uma vila inteira destruída.  

O QUE VISITAR

A Villa Epecuén se conecta com a cidade de Carhué através de uma estreita passagem de rípio pelo lago. Já nos primeiros metros desse trajeto a paisagem surpreende. O que antigamente eram árvores dando às boas-vindas aos turistas, hoje são apenas troncos, pintados pelo branco do sal, que causam o primeiro impacto da cidade abandonada.

É possível explorar a região de forma independente. Logo após a entrada da Villa se avista o “Matadero” à direita, um prédio que funcionava como frigorífico e impressiona pelo tamanho, arquitetura e estado. O prédio ainda está de pé, e suas ruínas estão entre as mais conservadas de Epecuén.

Foto: Prédio em ruinas dentro da área da antiga Vila
Seguindo em frente, pela única vida de acesso, se chega ao acesso das ruínas principais. Para fazer a visita é cobrado um valor simbólico de 100 pesos por pessoa (aproximadamente 9 reais). A entrada só é permitida a pé, e não há limite de tempo para andar pelas ruas da antiga vila.

Ainda, existe um pequeno museu, que foi construído no local da antiga estação de trem, que trazia centenas de turistas para a cidade todos os anos. O museu é bem simples e não cobra entrada. Lá é exibido um vídeo que fala sobre a tragédia com depoimentos de alguns ex-moradores e apresenta objetos recolhidos dos locais atingidos.

ONDE SE HOSPEDAR

Foto: Pôr do sol visto de Carhué
A cidade de Carhué, que fica ao lado da Villa Epecuén, serve como base para quem quer visitar a região. É pequena, mas tem estrutura de hotéis, campings e supermercados. Também é um local conhecido na região por ter águas térmicas e benéficas para o corpo, vindas diretamente da Laguna Epecuén. Muitos ex-moradores da vila que foi atingida pela inundação se mudaram para Carhué.

Também, a vista de Carhué é uma das mais lindas no pôr do sol. Muitas pessoas vão até a beira da lagoa para assistir este momento único do dia.
 
   

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Léo | @mundi360