DICAS

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E A ESPERA PELA DATA DE PARTIDA

Em 2016 nós dávamos os primeiros passos no nosso planejamento e preparação para a expedição Mundi360. Hoje, faltando apenas 5 meses para a data de partida vemos a nossa ansiedade para cair na estrada crescer a cada a dia, o que é completamente natural. Mas quando paramos para olhar para trás, nestes últimos 3 anos, quantas vezes tivemos vontade de jogar todo o planejamento para o alto e ir viajar com o que tínhamos? Precisamos confessar que não foram poucas.

 

Sim, tivemos vários momentos de “quero largar tudo e ir viajar amanhã”, e sempre que um de nós estava a beira do colapso, o outro segurava a barra e falava “calma, vamos manter o foco e realizar o nosso sonho de forma completa, e não pela metade”.

 

Desde que desenhamos nossa rota pelo mundo, sabíamos que para fazer tudo que queríamos seria necessário um tempo mínimo de economias e muita disciplina para largar nossos empregos e vida “tradicional” com segurança e sem surpresas. Firmamos este compromisso, e com todas as dificuldades do dia-a-dia, um foi segurando o outro nos momentos de baixa.

Uma das coisas mais difíceis que enfrentamos ao longo do planejamento foi manter nossos planos em segredo. Nós não tínhamos dividido com ninguém, nem mesmo com nossos pais, tudo que estávamos planejando para nossas vidas. Esta opção se deu inicialmente por não morarmos mais na mesma cidade que nossos pais e amigos mais próximos. Desde 2014 tínhamos saído da nossa cidade natal, Curitiba, por conta de propostas de trabalho e da busca de crescimento profissional. Quando começamos o planejamento, ao mesmo tempo tivemos que reduzir às visitas à família e amigos, pois o nosso foco era economizar. 

Compramos o carro e guardamos no nosso apartamento em São Paulo, quando morávamos lá. Recebíamos poucas visitas da família e amigos, portanto ninguém chegou nem a saber que o carro existia. Deixamos ele por bastante tempo em oficinas mecânicas, arrumando tudo que precisava ser arrumado, e depois levamos para Chapecó, onde as modificações para o motorhome foram feitas. Novamente, sem ninguém saber. Quando nosso carro estava finalmente pronto, no final de 2018, faltando apenas 6 meses para a data de início da nossa expedição, chegou a hora de contar para nossas famílias.

 

Foto: Ale, dentro do no nosso carro na Argentina

Hoje percebemos que a opção de manter em segredo nos fez muito bem. Apesar da ansiedade em contar para as pessoas mais próximas, manter nossos planos entre nós fez com que seguíssemos exatamente os caminhos que queríamos, sem opinião de ninguém, sem sofrer influências e nem críticas, que às vezes em momentos errados podem acabar desmotivando e causando efeitos negativos sem necessidade.

Uma das coisas que me ajudou a aliviar a ansiedade neste tempo foi exercitar o mindfulness, conhecido também por atenção plena, por conta própria mesmo, e manter objetivos pessoais ligados à minha vida atual, para não parar de viver meu presente apenas pensando apenas futuro.

Praticar a atenção plena era me libertar da ansiedade de me imaginar já na estrada a todo momento, focando nas minhas obrigações atuais. Ainda trabalho no mundo corporativo, então tenho metas e compromissos que precisam ser entregues. Ainda moro no Rio de Janeiro, então preciso ter atividades de lazer ligadas à minha rotina atual, para não cair na armadilha de esquecer de viver o presente. É uma luta diária, mas tem funcionado.

Outra coisa que ajudou desde o início foi o longo tempo de planejamento que tivemos para pensar em todos os preparativos da viagem. Criamos um cronograma com prazos coerentes e fomos cumprindo as atividades, ao seu tempo, sem precisar correr com nada nem nos sobrecarregar na vida atual, que se divide entre trabalho no mundo corporativo, preparação para a expedição e lazer, que nunca pode ser deixado de lado.

 

Enfim, se eu fosse escolher apenas uma frase para resumir como combater a ansiedade de iniciar uma grande expedição enquanto ainda se está na fase de preparação, seria essa:

 

“Ame a vida que você tem, enquanto planeja a vida dos seus sonhos” Hal Elrod

 

Publicado em Fevereiro de 2019, por Alessandra Ki.

Deixe um comentário

Se você gosta do MUNDI360, confira abaixo como apoiar o nosso trabalho e seguir incentivando a produção de conteúdo:

♥ Airbnb

Você já experimentou alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb? Viver alguma experiência com algum local? Usando o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva e nos ajuda com uma comissão! Clique aqui.

⭑ Loja Mundi360

Quer planejar uma viagem e não sabe como? Tem vontade de dar uma volta ao mundo? Quer dicas sobre a América do Sul? Quer se inspirar? Conheça nossa loja, nosso livro e produtos digitais.

Boas viagens!

Ale e Leo | @mundi360